Alto Vale

A cidade que mais produz leite no Alto Vale, Presidente Getúlio, está se preparando para a 21ª Expofeira Estadual do Leite, que começa no dia 31 de março e segue até dia 04 de junho, no Clube Camioneiros. A festa acontece em comemoração aos 113 anos do município. A Comissão Central Organizadora (CCO) divulgou ontem (3) a programação completa do evento. As principais novidades desta edição são a nova praça de alimentação, um espaço com produtos derivados do leite e o acesso gratuito ao playground.

Todos os anos, a festa de Presidente Getúlio é feita com recursos do Governo Municipal, Governo Estadual e cerca de 50 patrocinadores, entre eles agricultores e empresários. Para esta edição, a organização do evento conta com menos verba vinda do Estado, já que os recursos estão sendo contidos devido a crise nacional. Sem divulgar valores, o presidente da CCO, Fernando José Soares, garante que os atrativos da festa não sofreram alterações.

Ele ressalta que apesar dos valores repassados pelo Governo, é uma festa feita pela população. “Eu diria que a festa é toda feita pelo município, com muitos patrocinadores”, disse Soares.

A entrada para o Clube continua gratuita e a partir deste ano a entrada é livre também para o playground, espaço onde as crianças podem brincar. Para melhor atender a população e os visitantes, está sendo montada uma praça de alimentação. “Antes a praça era junto ao biergarten mas montamos para este ano um espaço separado para isto”, informou Soares. O presidente explicou que as mudanças na festa acontecem segundo o pedido do público, que é ouvido em todas as edições.

Além da praça de alimentação, será montado um espaço com produtos derivados de leite. Torneio Leiteiro, a Exposição Agropecuária, o Concurso de Tomadores de Leite em Metro e o Banho de Leite estão entre os destaques da festa. Será novidade neste ano também, catracas na entrada do evento, que servirão para contabilizar o público com precisão. “Este ano teremos um controle exato de quantas pessoas participam, mas esperamos cerca de 25 mil pessoas durante todos os dias da festa”, comentou o presidente.

 

Programação

A quarta-feira (31), data de início da Expofeira, será reservada para a recepção dos animais. No Espaço Kids, as escolas poderão levar as crianças para brincar no playground durante todo o dia, alternadamente. Na quinta-feira (1), pela manhã, terá o Seminário dos Agricultores. Segundo Soares, são esperados cerca de 1.000 agricultores na oportunidade. No mesmo dia, à tarde, acontece a abertura da Feira Multissetorial. São eventos que acontecem antes da abertura oficial da festa, que será na noite do dia primeiro. A abertura oficial está marcada para às 20h, seguida do baile com a Banda Garotos de Ouro, com a entrada gratuita.

Na sexta-feira (2) terá Encontro Geral da Melhor Idade, Noite Cultural e a meia-noite, quem sobe ao palco é a Banda Legal. Sábado (3), pela manhã, está sendo planejado o Festival de Parapente no Planalto. De noite o show fica por conta da Banda Detonautas, após haverá baile com Danúbio Azul.

No domingo, último dia da festa, acontecerá o Desfile Alegórico alusivo aos 113 anos de Fundação de Presidente Getúlio. De tarde, sobe ao palco o cantor sertanejo Sérgio Reis. A Banda San Marino fecha a Expofeira. Esse ano, os ingressos para os shows custam R$ 20,00 e R$ 25,00 e serão vendidos somente durante a festa. No palco do Biergarten, acontecem apresentações durante todos os dias e no palco alternativo, as premiações do Tomadores de Leite em Metro e o tradicional Banho de Leite.

A Expofeira Estadual do Leite soma pontos para o ranking da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB), o que valoriza o gado de Presidente Getúlio. Participam da Expofeira produtores de vários municípios de Santa Catarina. Presidente Getúlio é a segunda maior bacia leiteira do estado de Santa Catarina, ficando atrás apenas de Chapecó. O município do Alto Vale produz aproximadamente 20 milhões de litros de leite por ano e mais de 60 mil litros diários.

Suellen Venturini


Mirim Doce promove mais uma Campanha de Mudas

Unidade de Saúde de Pouso Redondo desenvolve horta comunitária

Rio do Sul fica em 5º na Copa Canoinhas

Por telefone, bombeiro ajuda a salvar bebê engasgado em Presidente Getúlio