Alto Vale

A magia dos Encantos de Natal de Ibirama está no ar. A Prefeitura, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Cresol e Viacredi Alto Vale divulga a programação de Natal para 2021. Em virtude das dúvidas causadas pela pandemia do Coronavírus, o Weihnachtsmarkt – Mercado de Natal não será realizado, o que fez com que a administração municipal direcionasse recursos para a decoração natalina.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, explica que a decoração tem como objetivo atrair visitantes de outras cidades para estimular a economia local. “Passamos um período de muitas incertezas, o que nos fez suspender o Weihnachts até o ano que vem. Em tratativas com a CDL resolvemos investir forte na decoração para que as pessoas venham visitar a cidade e deixem seu dinheiro no comércio local. É uma forma de estimular a economia e aquecer as vendas”, explicou.

A decoração contará com novas atrações, em um projeto que compreende vários pontos da cidade, como prédios públicos, ruas, praças, pontes e portais. “Nossa preocupação foi levar a decoração para outros pontos e este ano vamos contemplar também o Distrito de Dalbérgia e o bairro São Miguel”, destacou Poffo.

Um dos destaques é a tradicional Árvore da Integração, que este ano foi estruturada por meio de uma parceria entre o Departamento de Cultura e iniciativa privada. O símbolo está instalado na Praça Paul Aldinger, localizada ao lado dos Correios.

As lanternas, principais marcas do Natal de Ibirama, foram espalhadas por diversos pontos da cidade, como Arquivo Público e Biblioteca, Centro Administrativo e portal de acesso à cidade, localizado às margens da BR-470.

A rua Tiradentes está recebendo uma atenção especial, com os postes de toda a extensão adornados por símbolos natalinos em led. “Com certeza a decoração do Natal em 2021 será uma referência para as próximas edições. Tudo preparado com muito carinho para os ibiramenses”, explicou o prefeito.

Show itinerante com Simão Wolf

Esta atração será apresentada em Ibirama no dia 10 de dezembro, a partir das 17h30min, quando o violinista Simão Wolf percorrerá as ruas da cidade em um palco itinerante montado sobre uma carreta, interpretando músicas clássicas do Natal, como também, sucessos atuais.

O show, durante todo o percurso, também será transmitido pelos canais oficiais no Youtube de Simão Wolf, Prefeitura de Ibirama e Rede Vale Norte de Comunicação.

Simão é músico, maestro, violinista, arranjador e sempre está em busca de inovações para seus shows. Influenciado por tendências vivenciadas na Europa, criou este projeto que vem surpreendendo e emocionando as pessoas por onde passa. É sucesso no Youtube com milhares de visualizações em seus videoclipes altamente produzidos, valorizando a boa música e a família.

O show encerra-se no Parque Municipal e Centro de Eventos Manoel Marchetti, quando Simão será recepcionado pela Banda Municipal Francisco Gnich, que fará uma apresentação gratuita a partir das 20h30min.

Chegada do Papai Noel

No dia 17 de dezembro, a partir das 21h15min, está programada a chegada do Papai Noel, que será realizada na Praça Erwin Scheidemantel, no Centro de Ibirama. “Como todos os anos, o Papai Noel chega em Ibirama de uma forma diferente, arrancando suspiros e emoções da plateia. Este será um dia especial, pois também poderemos apreciar a Cantata Natalina, um dos eventos mais tradicionais do Natal de Ibirama”, revelou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ibirama, Anderson Fozina Krüger.

A Cantata Natalina iniciará as 20h, no altar da Igreja Santo Huberto, quando os corais municipais de Ibirama interpretarão músicas natalinas e religiosas, em uma apresentação organizada pelas maestrinas Ana Cláudia Dalri, Maren Mohr e Vivian Graciana Mohr Janetzky.

Cerca de 100 coralistas participarão das apresentações. Estarão presentes os corais Cativar, Grupo Ofertório, Coral Evangélico de Dalbérgia, Coral Evangélico do Taquaras, Coral União e Coral Hansahoehe.

Outros eventos tradicionais

No dia 4 de dezembro, a partir das 19h, no Ginásio de Esportes João Moretti, será realizado o Show de patinação A pequena sereia, que reunirá cerca de 150 patinadores, com idades entre 4 e 50 anos. Segundo a professora de patinação, Josiane Silva Reiner, as aulas iniciaram no mês de março deste ano, mas os ensaios do espetáculo, em julho. “A apresentação está linda e, com certeza, reserva momentos de emoção, tanto para os próprios patinadores quando para a plateia. Será um momento especial para os festejos natalinos de Ibirama”, comemorou.

O show de patinação do grupo municipal Ibiratins conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ibirama, por meio da Comissão Municipal de Esportes (CME).

No dia 11 de dezembro, será realizada a apresentação da Noite das Danças Natalinas, no Pavilhão de Eventos Manoel Marchetti. As apresentações são organizadas pela Secretaria de Educação de Ibirama e voltadas aos temas natalinos. De acordo com a secretária da pasta, Marilene Collet Krause, os pequenos devem surpreender nas apresentações. “A maioria das apresentações são ensaiadas durante todo o ano. Tanto o figurino, quanto o cenário, recebem um carinho especial dos professores e instrutores de dança. Será uma noite para ficar na memória dos pais e também dos alunos, sendo que muitos pisarão pela primeira vez num palco”, comemorou.

As atrações serão transmitidas pelas redes sociais e canais de streaming da Prefeitura de Ibirama e Rede Vale Norte de Comunicação.

Programação:

4/12 – Show de patinação A pequena sereia – 19h – Ginásio João Moretti

10/12 – Show itinerante de violino com Simão Wolf – 17h30min – Principais ruas de Ibirama

11/12 – Noite das Danças Natalinas – 19h – Pavilhão de Eventos Manoel Marchetti

17/12 – Cantata Natalina – 20h – Igreja Santo Huberto

17/12 – Chegada do Papai Noel – 21h15min – Praça Erwin Scheidemantel