Alto Vale
Foto: Divulgação

Cláudia Pletsch/DAV

Depois da enxurrada que atingiu o Alto Vale em dezembro de 2020, diversos pontos da BR-470 ficaram comprometidos. Deslizamentos, rompimento de acostamentos e quebra de tubulações foram alguns dos problemas que a chuva excessiva e lama trouxeram para a rodovia. Por isso o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estará executando obras de recuperação em 18 pontos próximo aos municípios de Rio do Sul, Ibirama, Laurentino, Agronômica e Apiúna.

As obras emergenciais de restauração da pista, construção de muro de gabião, drenagem, construção de cortinas atirantadas, limpeza, plantação de grama e troca de bueiros custarão o valor de R$ 9,8 milhões que serão provenientes de recursos Federais e o prazo para finalização é 14 de junho.

O superintendente do Dnit de Rio do Sul, Cristhiano Zulianello, explica que na capital do Alto Vale as obras já iniciaram no bairro Jardim Alexander, e no local deve ser feita a substituição dos bueiros que estão entupidos e quebrados, além da construção de um muro de contenção. “Vai ser feita uma cortina atirantada de 160 metros de extensão, mais uma série de obras de drenagem, retirada dos bueiros quebrados e construção de novos bueiros”, explica.

Outras três cortinas atirantadas serão construídas nos quilômetros 147 e 145 próximo a Ibirama e em Laurentino no quilômetro 147,900. Três muros de gabiões para a contenção serão construídos nas proximidades de Agronômica, Laurentino e Apiúna.

Cristhiano reforça que em muitos pontos os trabalhos serão de limpeza e recuperação, já que a lama entupiu o sistema de drenagem e bueiros de diversos locais ficaram danificados. “O acesso secundário à Ibirama no Arreado também foi bastante afetado, muito lixo muita lama e tem um bueiro também que terá que ser refeito, é muita coisa que está acontecendo”, avalia.

Nesses locais o alerta é para atenção no trânsito nos próximos dias, já que em diversos dias devem ocorrer paradas temporárias e o trânsito deve ficar em siga e pare em diversos pontos.