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Foto: CRS/DAV

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

Após diversos problemas com acidentes de trânsito, a Prefeitura de Rio do Sul comunicou nesta quarta-feira (23) que, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) iniciou as obras no túnel da BR-470 que dá acesso ao bairro Fundo Canoas. Motoristas devem ficar atentos porque o trânsito ficará fechado em alguns horários.

De acordo com a prefeitura, a passagem de veículos sob a estrutura, pela Estrada Boa Esperança, está impedida nos dois sentidos. A interdição deve se estender durante os próximos três dias, com abertura à noite. O motorista que quiser acessar o Fundo Canoas à região central pelo túnel, ou vice-versa, terá que procurar rotas alternativas. É importante que o usuário fique atento à sinalização nas proximidades.

Um problema muito comum no local é a passagem de veículos muito altos que acabam danificando a estrutura. Para solucionar este problema deverá ser colocado um controlador de altura. Será como um aparelho que ficará antes da entrada da passagem para que o motorista bata no controlador e não no concreto, caso esteja acima da altura permitida.

Em entrevista ao Jornal Diário do Alto Vale, no ano passado, Jeferson Vieira, morador das proximidades do túnel, lembrou que além dos perigos que o local oferece, desde a construção da estrutura nunca teria sido avaliado o crescimento da cidade, visto que é um dos pontos de acessos a Rio do Sul.

“O túnel está obsoleto. Não é só em função dos acidentes e a paralisação do trânsito que precisamos de melhorias. É preciso ampliar e melhorar os acessos, então a comunidade aqui fica apreensiva em diversos momentos. Em minha opinião, precisa de uma reformulação, não só melhorias para reduzir a velocidade ou dificultar ainda mais a logística de transporte. O que existe é uma necessidade de planejamento que precisa ser a médio e longo prazo, não podemos depender unicamente do túnel que em épocas de cheias, por exemplo, tem o acesso prejudicado”, opina.

A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do DNIT que informou que, neste momento, as equipes estão demolindo o concreto antigo e retirando as placas metálicas antigas. Depois será refeita a parte de concreto e aplicadas novas placas. Além disso ainda há serviços complementares como as barreiras new jersey e a proteção contra veículos com altura excedente.

Ainda não há previsão para conclusão dos serviços, uma vez que o andamento da obra depende de vários fatores como bom tempo, por exemplo.