Alto Vale
Foto: CRS/DAV

 

Jorge Matias

 

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), lançou o edital pra iniciar o corte de árvores exóticas ao longo da BR-470 e o processo licitatório será realizado no dia 11 de novembro. O trecho contemplado é de 83 quilômetros e vai de Ibirama até o acesso à Otacílio Costa. Esse era um pedido feito inclusive em audiências de autoridades locais com a Superintendência do Dnit em Florianópolis.

 

De acordo com o Dnit o início do serviço deve ocorrer ainda nesse ano, provavelmente no mês de dezembro. O chefe de serviço da unidade local do Dnit de Rio do Sul, Cristhiano Zulianello, disse que a retirada das árvores é fundamental para a segurança dos usuários. “Principalmente por conta de excesso de velocidade o motorista sai de pista e colide com a árvore. Outra situação é quando a árvore tomba sobre a pista causando transtorno e engarrafamento”, disse.

 

Conforme o órgão, a princípio somente as árvores exóticas serão removidas, entre elas os pinus e eucaliptos que se encontram numa distância de até 10 metros da borda do acostamento, também serão removidos. O trabalho de corte irá ocorrer entre o quilômetro 116, no Alto Vale até o quilômetro 199 na serra catarinense.

 

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Pouso Redondo, Samuel Rocha, afirma que a licitação demorou muito pra sair, e nessa espera algumas pessoas perderam a vida por conta de acidentes relacionados a quedas e colisão com as árvores. “A cidade sofreu muito, e a família pousorredondense não quer mais chorar por conta dessa situação” destacou.

 

Ainda de acordo com Rocha, muitos políticos da cidade foram mobilizados pela causa e finalmente o serviço será realizado. “Conversamos com representantes de cidades como Otacílio Costa que também é afetada pela situação das árvores que ladeiam as rodovias” comenta.