Alto Vale
Foto: Divulgação

Dona Emma, que conta com aproximadamente com cinco mil habitantes, tem muito a comemorar. É que desde o dia 13 de agosto, a cidade é a única do Alto Vale sem casos ativos de Covid-19, conforme tabela oficial da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi). As autoridades acreditam que o atendimento rápido de casos suspeitos e a busca pela vacinação tenham contribuído para que os números fossem zerados.

Atualmente Dona Emma não tem nenhum caso ativo de covid, nenhum morador internado com a doença e também não há casos suspeitos aguardando resultado. Desde o início da pandemia foram registrados 547 casos positivos no município, destes 542 já estão recuperados e foram registrados cinco óbitos. Outros 1.362 casos suspeitos foram descartados.

Segundo o secretário de Saúde, Simão Hasckel, desde o início da pandemia houve a preocupação em atender bem e rápido as pessoas que procuravam o centro de triagem da covid. “Por isso, além do teste rápido e do Swab, adquirimos os eco-testes, há mais ou menos um ano, agilizando o resultado para que se em caso negativo a pessoa possa voltar as suas atividades ou em caso positivo inicie o tratamento o quanto antes”.

Ele esclarece que o chamado eco-teste, é um teste rápido para Coronavírus com detecção de antígeno do vírus, ideal para teste em pessoas com três a sete dias de sintomas. Esse exame é igual ao Swab que é realizado no Lacen em Florianópolis, porém com mais rapidez no resultado que sai de 10 a 15 minutos. A confiabilidade do exame é de 99.9%.

Mesmo com esses dados, a Secretaria da Saúde ressalta que os cuidados precisam continuar por parte da população que deve evitar aglomerações, utilizar das máscaras e manter a higienização, pois os órgãos responsáveis continuarão na vigilância desses protocolos.

O Centro de Triagem do Coronavírus em Dona Emma fica na Unidade Integrada de Saúde Mário Frare no centro, onde atendem um profissional médico, uma enfermeira e um técnico de enfermagem. O local funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, assim como os demais setores da Secretaria.

Outras ações adotadas no município para combater a disseminação do vírus são a implantação da Comissão de Enfrentamento ao Covid que promove diversas ações, o plantão e acompanhamento dos pacientes também aos finais de semana, a entrega gratuita de kits de higienização para as escolas e idosos, ou seja, os grupos de risco, além da fiscalização para cumprimento dos decretos.

Para o secretário outro fator importante para que o número de casos fosse zerado é a vacinação contra o Covid19. “A nossa equipe de vacinadoras está trabalhando incansavelmente para que a vacinação chegue a todos, principalmente aplicando as duas doses. Muitas ações foram feitas, como extensão do horário, atendimento aos sábados, além das vacinadoras irem até nas comunidades do interior, nas escolas, nas empresas, entre outros”, enfatiza Simão. Atualmente 2.376 pessoas tomaram a primeira dose e 1.127 a segunda dose.

Dona Emma está vacinando, no momento, a faixa etária de 25 anos acima, além das pessoas que atuam no setor industrial. 30% é separado para essa classe semanalmente.

Simão lembra que o mérito de casos zerados é de toda a equipe da Saúde, tanto da equipe do Covid, vacinadoras e demais setores. “Todos estão em busca do melhor, e só temos a agradecer a cada um pelo empenho e dedicação, e também a população que está vindo se vacinar”, ressalta Simão.

“Mesmo com esses dados, a população precisa continuar se cuidando, com utilização da máscara, álcool em gel, e sem aglomerações”, finaliza o secretário de Saúde.