Alto Vale
Divulgação

 

Um convênio entre Administração Municipal de Dona Emma e Sesi/Senai de Rio do Sul foi assinado pelo prefeito Nerci Barp. A novidade desse ano é que as aulas de robótica serão ofertadas a todos os alunos da EEF Prof. Paul Richard Eltermann, do 1º ao 5º ano, sempre às sextas-feiras, no contra turno das aulas. Os alunos permanecerão o dia todo na escola com direito a almoço na unidade de ensino.

 

As aulas são proporcionadas pela Administração Municipal de Dona Emma através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto em uma parceria com o Sesi/Senai. No ano de 2019, as aulas aconteceram de agosto a dezembro, sendo inédito no município. O valor do investimento é de R$ 31.250,01 com recursos da Secretaria da Educação do município.

“Nós renovamos a parceria com o SESI pensando no futuro das crianças. Sabemos que hoje a tecnologia é essencial e a robótica, além de tudo, também trabalha o raciocínio e a criatividade, pois envolve várias disciplinas em uma atividade”, salientou o prefeito Nerci Barp.

 

O professor Daniel, que ministra as aulas, explanou para os alunos sobre o que é robótica e quais os benefícios que o projeto trará aos estudantes.

“A premissa é fornecer aos jovens maior liberdade e oportunidades de desafio para que possam desenvolver soluções inovadoras diante de problemas atuais e futuros”, enfatiza o instrutor Daniel.

 

No primeiro ano de implantação das aulas de robótica já foi obtido sucesso. É que os alunos da Escola de Ensino Fundamental Prof. Paul Richard Eltermann, participaram do 1º Torneio de Robótica promovido pela Udesc em Ibirama, onde conquistaram o terceiro lugar.

“É uma satisfação renovar este convênio. Isso demonstra que a prefeitura investe em novas tecnologias e modelos de aprendizagem voltados para o desenvolvimento de competências para o século XXI. Esse projeto é importante pois une várias disciplina em uma única aula, como engenharia, matemática, entre outros. Também queremos agradecer a parceria com a Administração Municipal de Dona Emma”, explica o gerente Executivo do Sesi Alto Vale, Giovane Honorato de Carvalho.