Alto Vale
São Paulo, 23 de abril de 2007 Campanha de vacinação do idoso contra a gripe. foto Milton Michida.

Devido a grande procura, as doses de vacina da campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza) em Dona Emma estão esgotadas e a cidade aguarda a chegada de um novo lote na sexta-feira (27). Enquanto isso o pedido é que pessoas com mais de 60 anos não vão até as unidades de saúde e aguardem a imunização.

“Pedimos a compreensão da população para que não saia de casa. Estaremos divulgando assim que as doses chegarem. Nesse primeiro dia de vacinação, muitos idosos do município foram vacinados” informou a prefeitura.

A vacinação, que costuma ser feita em abril, foi antecipada e termina no dia 22 de maio. O “Dia D” será 9 de maio. Neste ano, serão incluídos nos grupos prioritários adultos de 55 a 59 anos. A primeira fase idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde, a segunda fase, em abril vai vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas com comorbidades.  A terceira fase, maio: será para adultos de 55 a 59 anos de idade.

A Secretaria da Saúde de Dona Emma informa que a Sala de Vacina mudou para a Clínica de Fisioterapia e Hidroterapia, ao lado da Unidade de Saúde, para melhor atender a população, com mais segurança na prevenção da pandemia do Coronavírus.“Nesse momento é importante tomar a vacina da gripe, porque além de se proteger contra o Influenza (H1N1) ajuda no diagnóstico contra o coronavírus”, enfatiza a vacinadora Cátia Fritz Batista Leite.

Vacinas esgotadas também em Ibirama

As vacinas contra H1N1, voltadas aos grupos prioritários de idosos e profissionais da saúde, acabaram. Um novo lote de vacinas está sendo encaminhado. Nesta primeira etapa foram imunizadas 800 pessoas, que avaliaram bem o protocolo de atendimentos adotado pela Secretaria de Saúde. Os idosos são acolhidos em espaços abertos e recebem orientações para manterem distância de outras pessoas, não havendo nenhum contato.