Cidade
Foto: Divulgação

Rafaela Correa/DAV

Após realização de drive-thru nesta segunda-feira (19) para vacinação contra a covid-19, de pessoas com 64 anos ou mais, a Secretaria de Saúde de Rio do Sul anunciou uma nova data para que vacinados entre 29 e 30 de março possam receber a segunda dose do imunizante. O evento, também em modalidade drive thru será das 18h às 21h, no Centro de Eventos Hermann Purnhagen e é necessário levar o documento de identidade, cartão do SUS e a carteira de vacinação recebida na primeira aplicação.

De acordo com a secretária de Saúde, Roberta Hochleitner, a procura pela vacina contra a Covid-19 em Rio do Sul está bastante grande, tanto nos eventos de drive-thru, como nas unidades de saúde e na Policlínica. O ritmo de imunização só não é maior na cidade por conta do baixo número de doses que são disponibilizadas semanalmente pelo Estado.

“A população está muito interessada na vacinação, pois vê o benefício de estar imunizada. E até o momento não tivemos nenhum registro de efeitos colaterais graves fora do que prevê a fabricante da vacina. Todos do público-alvo podem vir até o drive-thru com tranquilidade ou, na impossibilidade, se informar em sua unidade de saúde mais próxima de casa sobre a disponibilidade de vacinas”, comenta a secretária.

Segundo boletim de vacinação divulgado pelo município, até o fechamento da edição nesta segunda-feira, 8.536 já tinham recebido a primeira dose, o que equivale a 11,85% da população. Já o número de pessoas que receberam a segunda dose (3.490) é mais baixo, em razão do intervalo entre as aplicações, o que resulta em 4,85% dos rio-sulenses dos primeiros grupos.

Em Rio do Sul, cerca de 80% das pessoas com idade de 65 a 69 anos já tiveram, pelo menos, a primeira dose da vacina aplicada, de acordo com estimativa populacional da Secretaria de Saúde. Inicialmente, a vacinação era para pessoas de 65 anos ou mais, mas em ofício da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), foi autorizado o início da imunização para quem tem 64 anos.

Nesta segunda-feira (19), o drive-thru de vacinação contra a Covid-19 reuniu pessoas com 64 anos ou mais no Hermann Purnhagen, para a primeira dose. Foram cerca de 800 doses para quem procurou o local entre às 18h e 21h. Entre as exigências estavam o uso de máscara, inclusive pelo acompanhante dentro do carro.

Outro pedido do município foi para que as pessoas levassem alimentos não perecíveis para doação às entidades assistenciais de Rio do Sul. Ao todo, cerca de 180 quilos já foram arrecadados.