Política
Foto: Divulgação

Reportagem: Cláudia Pletsch/DAV

O candidato a prefeito do município de Laurentino, Moacir Coradini (PSL) concorre ao Executivo com chapa pura, tendo como vice a comerciante Izabel Maria Perini Chiarelli e diz que a economia e a gestão pública serão os pilares de sua campanha.

O agricultor e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município (atualmente licenciado) iniciou a vida política em 2008 quando foi eleito vereador e assumiu a presidência da Câmara de Vereadores, em 2012 Coradini foi eleito como vice-prefeito de Laurentino e esteve à frente do Executivo por duas vezes.

O candidato diz que a maior necessidade do município se volta para a área da saúde. Ele ressalta que entre suas propostas para está a ampliação do horário de atendimento do Posto de Saúde para 12 horas por dia. Além disso, o político explica que uma das suas maiores preocupações é com relação a localização da Unidade de Saúde, já que fica em local de enchente. Ele promete conseguir recursos para a construção de um novo prédio. “Nós já assumimos o compromisso de deixar o Posto de Saúde aberto 12 horas por dia, e por falar em saúde eu tenho uma preocupação muito grande com a localização do nosso Posto, pois a Unidade de Saúde é fundamental quando se enfrenta uma enchente e infelizmente nosso prédio é um dos primeiros locais a serem alagados. Nós vamos buscar recursos e vamos construir uma nova Unidade de Saúde no Centro de Laurentino fora de enchente e com infraestrutura que proporcionará um atendimento ainda mais humanizado”, comenta.

Além da saúde o candidato diz que pretende fazer melhorias na educação e conta que uma das suas propostas para a área é utilizar o prédio do atual Posto de Saúde para a ampliação de uma creche. “Nesse espaço onde é hoje o posto de saúde nós vamos fazer a ampliação da Creche Infância Feliz quando construirmos o outro posto. Vamos construir mais salas lá e teremos um espaço maior para nossas crianças, automaticamente mais vagas serão abertas e tudo sem aumentar muito os custos”, explica.

Moacir diz que além do apoio de parceiros de campanha tem também ao seu lado o deputado Federal Fabio Schiochet que promete enviar verbas para pavimentação e infraestrutura do município. “O deputado assumiu um compromisso conosco e vai destinar dois milhões para a pavimentação, infraestrutura e obras, esse dinheiro vai ser utilizado principalmente para pavimentação, manutenção de estradas e calçadas e saneamento básico além de embelezamento da cidade”, comenta.

Na agricultura ele promete um olhar especial para as estradas e máquinas agrícolas e garante que também pretende estimular os jovens a permanecer produzindo e acreditar no trabalho do agricultor.

Para a economia e gestão pública a intenção é a diminuição dos cargos comissionados. Ele ainda diz que pretende firmar parcerias com o CDL para incentivar o consumo dentro da cidade. “O prefeito tem que ter responsabilidade com os recursos públicos, eu aprendi desde muito jovem a ter controle de gastos. Vamos reduzir para seis o número de secretarias e é o suficiente para tocar o município. Vamos também diminuir o número de cargos comissionados, a máquina vai ser enxuta”, finaliza.