Alto Vale
Foto: Helena Marquardt/ADR Ibirama

O prefeito de Presidente Getúlio, Nelson Virtuoso, e o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, Jamir Marcelo Schmidt, assinaram na manhã de segunda-feira (27) um convênio para a municipalização da Escola de Educação Básica Walter Buss, na comunidade de Papanduva. A assinatura, que foi realizada no gabinete do prefeito, também contou com a presença do diretor de Articulação com os Municípios da Secretaria de Estado da Educação, Osmar Matiolla.

Ao falar sobre a municipalização, o prefeito de Presidente Getúlio afirmou que o assunto já vinha sendo tratado há cerca de dois anos e explicou os motivos da decisão. “O Estado não tinha mais nenhum professor efetivo na unidade e havia apenas 44 alunos, então como lá próximo também temos a comunidade da Serra dos Índios, decidimos de comum acordo com a comunidade manter a escola sob nossa administração”, disse.

Sobre o planejamento para 2018, Nelson diz que o trabalho na escola será intensificado. “Agora que a escola passa a pertencer ao município, junto com a comunidade e diretoria, vamos dar os encaminhamentos necessários e continuar oferecendo ensino de qualidade”, completou.

Jamir destacou que a mudança vai beneficiar toda a comunidade. “Lá temos pouquíssimos estudantes e, para efetivar professores sem saber se haverá demanda amanhã ou depois, fica inviável. Como havia interesse do município, passamos para eles a administração já que estão mais próximos dessa comunidade. É importante ressaltar que faremos a doação de todos os móveis e equipamentos, e a escola continuará funcionando da mesma maneira.

Já em relação aos recursos que vêm do Governo Federal através do Fundeb, de agora em diante, esses valores serão repassados à prefeitura”, informou.