Alto Vale
Foto: Divulgação

Aproximar os jovens do Poder Legislativo. Esse é o principal objetivo da Câmara de Vereadores Mirim de Ituporanga, que teve seus novos representantes eleitos no começo deste mês de novembro, para a legislatura de 2018. Os eleitos irão representar os 11 educandários com Ensino Fundamental do município nas redes pública e particular.

Leandro Heizen (PSB), idealizador do projeto em 2014, explica que o processo de escolha é semelhante aos dos vereadores que representam o Legislativo Ituporanguense. “Eles passam por todo o processo. Desde o processo eleitoral, onde eles fazem campanha, pedem votos, são votados, e os que recebem mais votos assume uma vaga”, explicou.

O vereador-mirim exerce mandato de um ano, e nesse período recebe ajuda de custo, representada pelo fornecimento de material escolar no início do ano letivo, vale transporte e lanche quando do comparecimento às sessões da Câmara Municipal, que acontecem uma vez por mês.

Além de servir de estímulo para os jovens, o projeto permite que os eles apresentem reivindicações e sugiram projetos de lei. Alguns projetos saem da Câmara Mirim e se tornam realidade na Câmara de Vereadores. “Eles podem sugerir melhorias para as escolas e para os bairros onde eles estudam e residem e na medida do possível tentamos atender as reivindicações tornando realidade o que eles solicitam e sugerem”, relata Heizen.

Por meio do “Vereador Mirim”, os alunos têm acesso ainda à história da Câmara Municipal de Ituporanga, perfil dos vereadores, tramitação dos projetos e proposições e ao funcionamento da Câmara. Além disso, são capacitados por meio de um curso em parceria com a escola do Legislativo. “A formação deles acaba sendo melhor do que a nossa como vereadores. Eles recebem orientação sobre oratória, política social e da importância do vereador para a sociedade”, pontua Leandro, idealizador do programa.

Ainda não há data definida para que os vereadores mirins sejam diplomados e assumam as cadeiras, mas a expectativa é que isso ocorra ainda nesse ano.

Adriane Rengel