Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Uma verdadeira obra de arte na rua. Graças a criatividade e talento de moradoras de Taió, um ponto de ônibus da cidade, que antes tinha apenas cores de sujeira e concreto, agora chama a atenção de quem passa pelo município. Graças a um projeto inovador ele ganhou uma pintura totalmente colorida e diferente que imita a sala de uma casa.

A idealizadora do projeto, chamado “Pontos de Encontro” foi a servidora Janine Berri que já vinha trabalhando com a jardinagem da cidade. Ela conta que sempre busca inspirações e ideias para deixar o município cada vez mais bonito e cheio de vida e foi na internet que encontrou uma iniciativa que a encantou e resolveu replicá-la no Vale Oeste. “Ano passado olhando imagens na internet achei muitas inspirações de fachadas, muros e também achei um ponto de ônibus pintado em outra cidade, então pensei que poderia fazer isso aqui em Taió”, lembra.

Para transformar o espaço e colocar a ideia em prática ela contou com o talento da artista Sandra Nasário e também com o apoio do poder público. “A Sandra adorou o projeto e então passamos a ideia para o prefeito, secretária da Educação, para a diretora da Casa da Cultura e secretário do Planejamento e prontamente abraçaram o projeto. O município comprou os materiais e nos cedeu o trabalho da Sandra que trabalha na Casa da Cultura”.

O primeiro ponto transformado fica na SC-114 em frente a rodoviária da cidade. Com cerca de 15 horas de trabalho ele ganhou a aparência de uma sala de verdade com direito a sofá, manta, luminária e até quadros na parede, que são réplicas de algumas obras que Sandra já havia pintado. “Os quadros pintados na parede são réplicas de três obras minhas que fazem parte de uma série de gatos que fiz em 2009 e isso é apaixonante, pois muitas pessoas não tem hábito, condições ou privilégio de frequentar exposições ou museus de arte então aí que entra a questão de poder levar isso para a rua, de estar em espaço público onde a pessoa possa apreciar, tocar e interagir com a obra”, comenta Sandra.

Depois do sucesso da iniciativa, a pintura de outros pontos da cidade já está programada, entre eles um na escola municipal Erna Heidrich e outro no portal turístico de Taió. “Queremos deixar nossa cidade cada vez mais linda, cheia de cores, flores, bem cuidada, além de divulgar os artistas da cidade. Nossa intenção é que todos sintam orgulho do lugar onde moram. Que as pessoas venham conhecer Taió e sintam que tudo aqui tudo é cuidado com muito carinho pela população. Além de tudo, isso tem incentivado também os moradores a cuidarem do seus jardins e dos lugares públicos. Acaba sendo uma corrente de inspiração e incentivo para todos”, completou Janine.

Já Sandra acredita  que o projeto é bastante popular e agradou tanta gente porque além de deixar o município mais belo também leva arte para as ruas.