Política
Foto: Divulgação

Reportagem: Cláudia Pletsch/DAV

O candidato a prefeito do município de Taió, Horst Alexandre Purnhagen (MDB) concorre ao Executivo tendo como vice Émerson Grunfeldt (Republicanos), a coligação ‘Taió acima de tudo’ tem como maior bandeira a melhoria na saúde, e diz que a experiência nos poderes Executivo e Legislativo será o grande diferencial do mandato.

O administrador conta que seu envolvimento na política começou desde cedo auxiliando o pai nas campanhas, mas só em 2012 se candidatou a vereador e foi eleito com 914 votos. Depois do mandato no Legislativo, em 2016 foi eleito para o Executivo como vice-prefeito junto com Almir Guski.
Para o político, o maior anseio da população de Taió é na área da saúde, e ele promete que essa será a maior bandeira que levantará caso seja eleito. “A maior necessidade sempre será saúde para a população, é o que sempre nos pedem em nossas visitas. Nesse ano fizemos uma pesquisa sobre quais eram os maiores anseios da população e em primeiro lugar ficou a saúde. Dessa vez, nessa pesquisa também veio bem forte a questão da geração de empregos, mas nosso plano de governo é bem voltado para a saúde”, explica.

Questionado sobre as propostas na área o político diz que a reforma será completa, desde o Hospital até os Postos de Saúde do município. “Temos um plano de aumentar a estrutura hospitalar aqui do hospital de Taió, preparar o hospital, regionalizar ele para que em um futuro próximo a gente possa ter uma UTI no nosso município. Também queremos transformar Taió em uma cidade referência em exames de imagem, tomografia, ressonância, ultrassom, mamografia e raio X num espaço dentro do hospital. Nós também queremos extinguir a marcação de ficha para exames e consultas nos Postos de Saúde. A gente vai trabalhar com um aplicativo no qual através do smartphone as pessoas poderão marcar sua consulta para dar mais agilidade e conforto para a população”, esclarece.

Para a geração de empregos o candidato ainda diz que a gestão pretende focar no auxílio ao micro e pequeno empresário. Ele diz que se eleito deve aderir ao programa Cidade Empreendedora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que oferece a sala do empreendedor e promete capacitação de funcionários para auxílio aos pequenos empresários e também a aqueles que desejam abrir uma pequena empresa. Segundo ele, o programa deve desburocratizar a abertura de empresas facilitando o crescimento do município.

Sobre o papel do vice, Horst fala que Émerson trabalhará voltado para a área de projetos no setor de planejamento da prefeitura. “Ele é um empreendedor voltado para a área de tecnologias então é ele quem vai atuar junto a implantação de tecnologias na prefeitura, tanto na parte de auxílio ao empreendedor quanto na parte da saúde, sempre em busca de facilitar a vida do cidadão”, relata.

Sobre o diferencial entre os outros candidatos o Emedebista diz que sua experiência como vereador permite conhecer a estrutura e funcionamento da Câmara, e a experiência como vice-prefeito fez com que ele tenha conhecimento sobre o comando do município.

Questionado sobre propostas para a agricultura o candidato diz que o foco será na capacitação dos produtores. “Nesse mandato pretendemos apoiar o agricultor fortemente na parte da instrução, no conhecimento e levando essas pessoas para fora para conhecer novos exemplos. Criaremos também uma feira do agricultor aos domingos de manhã na rua principal da cidade para incentivar a comercialização de produtos da agricultura familiar. Mas o que vamos nos dedicar mais vai ser na parte de conhecimento fazendo com que os produtores se capacitem trazendo cursos e levando eles para outros locais para conhecer novas formas de trabalhar”, finaliza.