Cidade
Foto: Helena Marquardt/DAV

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

A Produtos Coloniais, empresa de Rio do Sul que busca a valorização dos pequenos agricultores fazendo a conexão com a comunidade, lançou para o final de ano um chocolate produzido com ingredientes utilizados tradicionalmente na fabricação de cerveja. O lúpulo e o malte tornam o sabor único, mas cada barra também tem outros diferenciais.

De acordo com o empreendedor Jeferson Vieira, a barra de chocolate meio amargo com 50% de cacau, não contém lactose e é livre de gorduras hidrogenadas. “Além de um bom teor de cacau, misturamos também o lúpulo e grãos de malte para remeter ao sabor de uma boa cerveja IPA. Ao derreter na boca, suaviza o sabor do cacau com o amargor e refrescância de uma cerveja artesanal, então estamos oferecendo uma experiência de consumo de chocolate diferente”, explica.

Ele conta que o lançamento foi feito em parceria com o Doce Rancho, uma empresa familiar de Rancho Queimado que atua no mercado de chocolates há mais de seis anos. “O chocolate foi lançado com a marca da Produtos Coloniais e essa é mais uma parceria que busca incentivar os produtores rurais e artesanais de Santa Catarina”.

A ideia do chocolate com lúpulo e malte surgiu porque o genro e a nora de Jeferson não podiam consumir lactose então ele conta que decidiu desenvolver um produto diferenciado, mas saboroso pensando também nesse público. “A maiorias dos chocolates vendidos atualmente e que levam esses ingredientes são ao leite, então quisemos trazer algo diferente. Além disso, pensamos que no Vale do Itajaí temos muitas cervejarias e seria interessante valorizar essa tradição”, comenta.

O empreendedor destaca que a intenção da empresa é sempre oferecer ao consumidor produtos diferenciados e que valorizem o pequeno produtor de Santa Catarina e do Alto Vale. “Aqui temos produtos muitos bons, mas os produtores tem o desafio da logística para entregar, então somos o caminho para fazer essa conexão e estamos nos especializando cada vez mais nessa entrega”, completa.

Outro diferencial da Produtos Coloniais é a montagem de kits personalizados que podem ser adquiridos por pessoas de todo o Brasil para consumo ou para presentear alguém. “Para o Natal montamos diversos kits, inclusive com o chocolate e que são uma ótima opção de presente pois remetem a uma memória afetiva”, finaliza.