Alto Vale
Divulgação

 

Jorge Matias

 

Ituporanga terá uma estátua de 40 metros de altura de Nossa Senhora de Lourdes que será doada pelo empresário Silvio Prim. O monumento será levantado em um terreno fornecido pela ex-professora, Nadir Sardá Schuhmacher, e terá acesso à gruta da santa por meio de uma passarela ecológica.

 

A obra terá uma estrutura com 15 metros de base e mais 25 metros de corpo da estátua e será construída pelo artista plástico Genésio Gomes Moura, conhecido com Ceará, com um custo inicial de R$ 1,5 milhão. Conforme o empresário, a construção da estátua é um projeto antigo que foi barrado no Legislativo.

“Na época o vereadores argumentaram que o monumento causaria gastos extras, dos quais o município não teria condições de arcar”, lembra.

 

De acordo com Prim, o objetivo é fomentar o turismo religioso em Ituporanga. “Esse é um presente meu para a cidade. Sou devoto de Nossa Senhora de Lourdes e o turismo religioso é uma atividade sadia que trará desenvolvimento para o município”, afirma o empresário.

 

Prim ainda destaca que a administração pública não terá nenhum gasto extra com a manutenção da estátua.

“Eu vou bancar o custo dos primeiros cinco anos com manutenção, energia elétrica e segurança”, comenta.

 

O prefeito de Ituporanga, Gervásio Maciel, elogiou a iniciativa.

“Estou ansioso para ver a obra, que além de ser um cartão postal, irá movimentar a economia do município”, disse.

 

Artista plástico

 

O artista plástico, Genésio Gomes Moura, conhecido como Ceará, é natural de Sobral, município do estado de Ceará. Ele já foi responsável pela construção de inúmeros monumentos significativos.

 

Em 2004, Ceará participou da construção da maior estátua do mundo, a imagem de São Miguel de Arcanjo, com 90 metros de altura no complexo Turístico de Foz do Iguaçu em São Miguel do Iguaçu, Paraná. O projeto denominado Excalibur, tem 8 mil metros quadrados de área construída e contou também com a participação do artista plástico e digital, engenheiro Célito Medeiros de Curitiba.

 

Em 2014, Ceará liderou a confecção da estátua do Cristo Salvador de Sertãozinho, que está localizada dentro do Parque Antônio Gimenes Filho. A obra tem 42 toneladas de massa e mede 18 metros de altura.