Cidade
Foto: Divulgação

Helena Marquardt/DAV

A Comenda Mulher Empreendedora, concedida anualmente na Câmara de Vereadores de Rio do Sul em 2021 vai homenagear a empresária Mônica Aparecida Coelho Schmidt que foi o nome mais votado por representantes de diversas entidades como exemplo e inspiração de mulher para a sociedade da capital do Alto Vale.

Mônica foi indicada após uma reunião com diversas entidades entre elas a Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs), Câmara de Dirigentes Lojistas, Rotary Club, JCI e Associação das Micro e Pequenas Empresas (Ampe). Cada uma apresentou um nome e foi feita uma votação onde a empresária acabou sendo escolhida com 92 votos.

Mônica Aparecida Coelho Schmidt, é diretora de uma empresa que produz chocolates. Tem como qualidades a facilidade para estratégia nos negócios, liderança e inovação. É bacharel em Engenharia de Alimentos com ênfase em Gestão da Qualidade e tem pós-graduação em Gestão de Segurança de Alimentos. É Diretora da Dom Bombom Chocolates desde 2000.

Além do lado empresarial a homenageada já abraçou várias causas sociais e contribuiu com a comunidade. Participou no Núcleo da Mulher Empresária da Acirs, criou a Campanha Chocolate Alegria para a compra de um equipamento novo para o Hospital Regional, é catequista na Catedral São João Batista e foi voluntária em várias outras ações comunitárias.

Sobre o recebimento da comenda, Mônica disse que a indicação foi uma surpresa, mas que ficou muito lisonjeada. “Me deixou muito feliz, claro porque comecei a empreender em Rio do Sul e acredito muito na cidade e isso faz com que a gente perceba que está no caminho certo” ressaltou.
Sobre as ações voluntárias ela afirma que quando se está à frente de um negócio o empresário tem a oportunidade de ajudar outras pessoas e fazer diferente. “Quando a gente empreende pela cidade, não só na nossa própria empresa é muito gratificante, uma coisa que não seja exclusiva para mim, mas sim pelo bem comum. Acredito que temos que colaborar e não pensar só no negócio da gente e isso é muito importante”, disse.

A Comenda Mulher Empreendedora é um reconhecimento para as mulheres que são destaques em empreendedorismo no município de Rio do Sul. Ela foi instituída pela Lei Municipal nº 5534.