Especial
Foto: Kadu Madona

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Depois de 40 cidades terem registrado temperaturas negativas na madrugada desta sexta-feira (21), a Epagri/Ciram alerta que a possibilidade de neve, como ocorreu em alguns municípios catarinenses, é quase remota para os próximos dias, mas alerta que eles continuam sendo de frio no estado e existe grande possibilidade de geada inclusive para a região do Alto Vale.

O órgão indica que para o próximo sábado (22), e domingo ( 23) o tempo será estável com a permanência do frio, com sol e poucas nuvens. A temperatura seguirá baixa, com formação de geada nas áreas altas, especialmente acima de 700 e 800metros, na madrugada e amanhecer, e frio mais intenso no sábado. Durante o dia, a temperatura estará em elevação.

Para os dias de frio intenso, a Defesa Civil de Santa Catarina alerta para os cuidados com a população mais vulnerável, especialmente idosos e crianças. Animais domésticos também devem receber abrigo. A orientação é que a população procure manter-se agasalhada e bem hidratada. É importante reforçar os cuidados com os protocolos de prevenção ao coronavírus e evitar aglomerações.

Recorde histórico de temperatura negativa

Segundo a Epagri/Ciram, o amanhecer desta sexta-feira registrou temperaturas negativas em nove municípios de Santa Catarina. No Morro da Igreja, em Urubici, os termômetros chegaram  a marcar  -8,6°. Esse seria o recorde absoluto, já que a mínima mais baixa registrada no local até então era de – 7,8°C, em julho de 2013.