Alto Vale
Foto: arquivo/ Edésio Bilck Neto

Uma tabela divulgada pela Epagri/Ciram mostra que em algumas cidades a situação dos níveis dos rios se encontram em regime hídrico extremo, ou seja, em situação de emergência. No Alto Vale é o caso de Chapadão do Lageado com cinco centímetros, (Emergência) e Taió, na Barragem Oeste com 28 cm (Alerta).

Além de Chapadão do Lageado, os municípios de Alfredo Wagner, Joaçaba, Concórdia, São Carlos e São João Batista, por exemplo, também estão na lista em situação de Emergêngia ou Alerta.

Confira a tabela:

De acordo com a Epagri/Ciram a previsão para o trimestre é de chuva abaixo da média climatológica em Santa Catarina, com irregularidade no espaço e no tempo, com dias consecutivos sem chuva, devido à atuação do fenômeno La Niña. Em novembro a chuva pode ser ainda mais escassa. Na primavera aumenta a incidência de temporais com granizo e ventania em SC, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto intervalo de tempo. Por isso, o ideal é fazer o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.

Temperatura

A previsão , ainda de acordo com a Epagri/Ciram é de temperatura acima da média climatológica no trimestre. Em novembro e dezembro, as massas de ar quente devem com mais frequência e podem ser cada vez mais duradouras. Mas, ainda pode ocorrer episódios isolados com temperatura mais baixa na madrugada e amanhecer, com geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul.