Alto Vale, Saúde
Foto: Divulgação

Reportagem Rafaela Correa/DAV

No início da tarde de hoje (5), os equipamentos para a implantação de cinco novos leitos de UTI para Covid-19 chegaram ao Hospital Bom Jesus, em Ituporanga. Segundo a Secretaria de Saúde do Município, são cinco ventiladores e cinco monitores multiparâmetros. A expectativa é que a nova estrutura entre em funcionamento na próxima semana.

De acordo com a irmã Edelir Stupp, os equipamentos já foram conferidos e assim que as equipes estiverem seguras para iniciar os atendimentos, as atividades serão iniciadas. “ A habilitação dos leitos vai demorar um pouco. O secretário adjunto garantiu que o Estado vai assumir todos os custos antes do Ministério habilitar os leitos”, destaca.

Os equipamentos são muito aguardados pela população, tendo em vista que a região se encontra em estado de risco gravíssimo.

A secretária de Saúde de Ituporanga, Elisângela Scheidt Roncálio destaca que a visita do secretário adjunto de saúde Aldo Baptista Neto ao espaço físico que aguardava a instalação dos leitos foi um ponto importante para conseguir que os ventiladores e monitores contemplassem a unidade. “ O secretário adjunto de Saúde nos acompanhou até o Hospital Bom Jesus para conhecer o espaço onde seriam instalados os leitos. O compromisso assumido por ele foi de que durante a semana os equipamentos estariam chegando ao HBJ”, disse.

Para Elisângela, anunciar a entrega é motivo de felicidade. “Todo o nosso esforço valeu a pena e nós vamos continuar o nosso compromisso com a vida das pessoas”, completa.

Com a habilitação dos novos leitos, o HBJ ficará com 15 leitos de UTI, sendo que seis deles são destinados a pacientes com  Covid-19. Os leitos devem ser habilitados pelo prazo de 90 dias, com possível prorrogação.