Estado
Divulgação

 

Os hospitais que receberão pacientes com a Covid-19 estão recebendo os equipamentos necessários à abertura de novos leitos de UTI. Camas hospitalares, monitores, ventiladores pulmonares, ventiladores mecânicos de transporte e macas estão sendo distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) desde a semana passada. O Governo de Santa Catarina ainda tem equipamentos no valor total de R$ 47,2 milhões que já foram comprados e estão a caminho.

 

“Equipar os hospitais e prover os servidores da saúde e da segurança pública de equipamentos de proteção individual são o foco do momento para o Governo do Estado. “Estamos investindo pesado para preparar o sistema de saúde em todas as regiões. Nossa prioridade é a proteção da vida e todo o esforço é para que os catarinenses tenham atendimento adequado quando tiverem contato com o vírus”, afirma o governador Carlos Moisés.

 

Conforme o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, o Governo está priorizando a abertura de leitos em hospitais que têm a capacidade operacional imediata.

“Hoje temos plena capacidade de atender a demanda atual, mas nosso planejamento prevê um aumento exponencial na necessidade de leitos nas próximas semanas”, afirma.

 

Até o fim de maio, a projeção é ter mais de 700 novos leitos de UTI em todas as regiões de Santa Catarina, que se somarão aos cerca de 800 já existentes. Isso significa um aumento de aproximadamente 90% em relação à capacidade anterior à pandemia do coronavírus.