Alto Vale
Divulgação

 

Depois de terem conquistado o primeiro lugar na categoria Sumô Mini 500g Autônomo, durante o 2º Summit de Robótica em Joinville, a equipe do SENAI Rio do Sul decidiu se inscrever no IRONCup 2020. A competição acontece entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, localidade conhecida como Vale da Eletrônica. O evento reúne 600 estudantes de nível técnico e universitário, mais de 300 robôs, nas modalidades Combate, Sumô, Seguidor de Linha, Robô Trekking e Futebol de Robôs.

 

Fazem parte do projeto do SENAI Rio do Sul os alunos Rafael Dalmarco, Willian Ferreira, Mateus Schneider e Anselmo Sophiate Neto, assim como os professores Wilson Massami Ishihara e Antonio Ricardo Salvador. Eles adaptaram e prepararam dois robôs, um seguidor de linha e um sumô 3 kg, além do sumô 500g que usaram em Joinville.

“Os alunos ajustaram os robôs, resolveram os problemas e fizeram testes para executar a programação de maneira eficiente. Queremos mostrar o que eles aprenderam sobre robôs autônomos, utilizando sensores e simulando um ambiente industrial. Hoje já existem robôs que fazem paletização nas indústrias, seguindo linhas para executar determinadas tarefas. Mas para isso funcionar é preciso ter um profissional qualificado”, explicou o professor Wilson Massami Ishihara.

 

“Nós esperamos adquirir mais conhecimentos na competição, descobrir novidades na área de robótica, visitar um lugar que é berço de tecnologia no Brasil”, comentou Rafael Dalmarco. “Quem sabe também ingressar numa profissão nessa área, fazer contatos, aprender com quem já está num nível mais avançado”, completou o colega, Willian Ferreira.

 

A expectativa do grupo é grande, pois os vencedores da modalidade Sumô ganharão certificação para participar do All Japan Robot Sumo Tournament, torneio mundial, que acontece em dezembro, em Tóquio, no Japão.

 

A equipe conta com apoio do  SENAI, Unidavi, Simmmers e das empresas Agile Impress, Curt Schroeder, Dioxes Jeans, Manoel Marchetti, Moss do Brasil, Metalúrgica Riosulense, Riolat.