Esporte
Foto: Arthur Hoffmann

Dois atletas, um técnico e uma equipe da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul vão receber a Comenda do Esporte Rio-sulense. A honraria, que é entregue pela Câmara de Vereadores de Rio do Sul, premia todos os anos os esportistas destaque do município. A solenidade de entrega aconteceu nesta quinta-feira (7).

A honraria de melhor atleta do ano foi entregue ao jiujiteiro Lucas Oliveira. Em 2017, foram quatro títulos, incluindo o Sul Brasileiro da modalidade, Copa Desterro e duas etapas do Circuito Stance. Além disso, Lucas treina e compete pelo Team Alliance, uma das melhores equipes de jiu jitsu do mundo. O atleta, que já disputou diversas competições internacionais, acumula em seu currículo dois títulos brasileiros, um europeu e sul-americano da modalidade, além da sexta colocação no mundial da Califórnia, nos Estados Unidos.

A pequena Mahayla Sardá recebeu o título de atleta revelação do ano. Com diversos resultados positivos alcançados, a jogadora se destacou pelas disputas do Sul-Americano e Pan-Americano de Tênis de Mesa disputados no Paraguai, representando a Seleção Brasileira da modalidade, além dos excelentes resultados contra adversários de categorias acima da rio-sulense.

O treinador de judô, Alexandre Duarte, também foi condecorado com o título de melhor técnico do ano. Atuando com mais de 30 alunos e diversos projetos sociais, o treinador representou o município na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), Joguinhos Abertos e Jogos Abertos de Santa Catarina, alcançando bons resultados.

Já a equipe de bolão 23 feminino, que é atual campeão da Taça Ouro, competição equivalente ao Campeonato Catarinense da modalidade, foi escolhida como melhor equipe do ano. Também recebem a premiação o apresentador Guilherme Reginatto, da RBA TV, como destaque da imprensa desportiva, a Contabilidade Bonfort, com o prêmio de incentivo ao esporte rio-sulense e Margit Weise recebeu o gran mérito esportista.

Quem comemorou as indicações foi o superintendente da FMD, Jeberton Fermino. Ele destacou o trabalho dos vereadores em acompanhar as ações no esporte e disse que muitos atletas da Fundação mereciam a premiação, mas todos os nomes tiveram uma grande temporada. “Temos que parabenizar a Câmara pelas escolhas, que foram técnicas e corretas. Temos muitos atletas e equipes com potencial para ganhar essa condecoração e acredito que esse prêmio mostra todo esforço que nossas modalidades e atletas realizam durante a temporada para alcançar resultados satisfatórios. Estamos muito felizes com esse momento”, comentou.