Alto Vale, Educação
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

Estudantes de toda a região poderão fazer a inscrição para o Curso Técnico em Enfermagem no município de Ituporanga, até o dia 11 de outubro. A Escola Técnica Bom Jesus (ETBJ) vai disponibilizar cerca de 30 bolsas para jovens que estejam cursando o ensino médio e que se enquadrarem nos critérios socioeconômicos estabelecidos pelo edital.

Segundo Jane, os interessados devem fazer a inscrição pelo whatsapp (048) 99147-2694. O edital será disponibilizado a partir de amanhã (9), nas escolas e também por e-mail. “A gente está no processo de pré-inscrições, até o dia 11 a gente estará recebendo inscrições pelo whatsapp e no dia 9 de outubro vamos entregar os editais na escola e por e-mail para aqueles que não podem buscar. No edital eles receberão todas as orientações, e a gente faz a orientação sobre a documentação online também. Eles têm um período para entregar esses documentos e depois faremos a avaliação socioeconômica para ver quem recebeu e quem não recebeu bolsa”, esclarece. Ela diz ainda que as matrículas serão realizadas em dezembro, para bolsistas e pagantes.

De acordo com a coordenadora da Escola Técnica Bom Jesus, Jane Hasse, podem participar pessoas acima de 16 anos que estejam cursando o ensino médio ou que já tenha terminado e que tenham renda máxima de um salário e meio per capita por família. “As bolsas são avaliadas através de uma assistente social, funcionária da escola que faz uma análise socioeconômica através da documentação entregue pelo inscrito”, explica.
A ETBJ pertence à Associação das Irmãs Franciscanas de São José (AIFSJ), Jane revela que a associação possui outras escolas em outros municípios e que a quantidade de bolsas ofertadas vai depender do número total de alunos nas unidades. “É pela associação que a gente oferece as bolsas, então, à quantidade de bolsas disponíveis vai depender do montante da Associação. Agora com a pandemia o número de alunos diminuiu e consequentemente o número de bolsas também. A princípio serão oferecidas cerca de 30 bolsas, então a gente abre vagas para 45 alunos por turma e consegue oferecer mais da metade em bolsas”, destaca.

Sobre o curso

Esta não é a primeira vez que a escola oferece bolsas de estudo. Segundo informações repassadas pela assessoria de comunicação do Hospital Bom Jesus, o Curso Técnico de Enfermagem tem um total de 1800 horas, destas, 600 horas são de estágio supervisionado, sendo a maioria no hospital Bom Jesus, somente o estágio de Saúde Pública é feito em parceria com a prefeitura, nos postos de saúde.
O curso tem duração de dois anos e é no formato de disciplinas, (como nos cursos superiores). Os estudos trabalham também através de módulos (três módulos), e a partir da conclusão do segundo módulo, o aluno já pode tirar o certificado de Auxiliar de Enfermagem, podendo assim já ser contratado na área saúde.

A Escola Técnica Bom Jesus já formou 504 alunos e alunas e possui uma biblioteca, com cinco computadores que ficam à disposição dos alunos para fazerem seus trabalhos e pesquisas e 10 crome books que podem ser usados pelos alunos também em sala de aula e no laboratório.
Para o laboratório, a escola adquiriu manequins de estudo, adulto e infantil. Além disso, há vários outros instrumentos e equipamentos de estudo como maca, berço, instrumentos próprios para atendimento, a fim de proporcionar uma boa estrutura para a prática dos estudantes.