Alto Vale
Foto: Divulgação

Com objetivo de facilitar o acesso à leitura, 52 instituições públicas de ensino serão beneficiadas através do Programa Abre Aspas, promovido pela Alliance One e pela China Brasil Tabacos. No Alto Vale, cinco escolas de quatro municípios receberão livros infantis, infanto-juvenis e de literatura em geral, que começaram a ser distribuídos neste mês.

Entre as cidades contempladas estão Chapadão do Lageado, Pouso Redondo, Santa Terezinha e Imbuia. Os acervos são oriundos do projeto Pró-Biblioteca, através da Lei de Incentivo à Cultura. Composta por 200 títulos com curadoria da L&PM Editores, cada biblioteca é entregue à empresa parceira, que posteriormente encaminha os exemplares a instituições de sua escolha. Além disso, a doação inclui atividades de apoio à educação, um portal virtual para os leitores e um canal de vídeos exclusivos.

“Ao incentivar o hábito da leitura, buscamos promover a educação de crianças e adolescentes em diversas regiões de atuação das empresas. Acreditamos no poder transformador da leitura para a formação cultural e melhor compreensão dos fenômenos sociais de nossas comunidades”, salienta a gerente de Assuntos Corporativos da Alliance One, Deise Kanitz.

Desde 2016, as iniciativas do Abre Aspas já beneficiaram 142 escolas com 21,9 mil livros. Estima-se que mais de 33 mil crianças e adolescentes tiveram acesso aos acervos que, entre outros, contemplam obras listadas nos programas de leituras oficiais dos Ensinos Fundamental e Médio, bem como leituras obrigatórias e recomendadas para os vestibulares de todo o país.