Alto Vale
Divulgação

 

A Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí, realizou a votação para escolha do Escritor Destaque 2020. Anualmente, associação indica o nome de um autor ou autora, para receber a homenagem. Os associados escolheram para a homenagem deste ano, o nome da escritora e historiadora, Cátia Dagnoni.

 

A homenagem será realizada pelo Poder Legislativo Municipal de Rio do Sul e acontece em outubro, durante a programação da Feira do Livro que é o maior evento literário do município e da região do Alto Vale do Itajaí.

 

Catia Dagnoni é autora do livro “Fundação Cultural de Rio do Sul: interagindo com a comunidade”. Publicou em parceria com o historiador Rodrigo Wartha a obra “Rio do Sul: Da Colonização à Emancipação Político-administrativa – 1892-1931”. Catia é autora das Histórias em Quadrinho: Rio do Sul Nas Palavras do Colonizador; Indígenas do Alto Vale do Itajaí e O Povo Xokleng Laklãnõ: o Povo do Sol, em parceria com o escritor Rodrigo Wartha.

 

A escritora e historiadora, começou a trabalhar na Fundação Cultural no ano de 1993. Realizou inúmeros projetos de relevância para o município de Rio do Sul, que foram idealizados e incentivados pelo saudoso ex-prefeito Nodgi Eneas Pellizzetti e pelos gestores municipais seguintes.

 

Uma das principais iniciativas de Cátia é referente à organização do periódico Rio do Sul – Nossa história em revista, que conta com mais de cem edições.

“Estas publicações contribuem na preservação da história de Rio do Sul e região, para conhecimento das gerações futuras”, disse Cátia.

 

Ela também é autora de dezenas de artigos sobre a história de Rio do Sul e região, relacionados ao período da colonização, desenvolvimento, aspectos culturais, sociais e econômicos do município.