Cidade
Foto: CRS/DAV

Reportagem: Gabriela Szenczuk

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina está vistoriando estabelecimentos comerciais por todo o estado para verificar o cumprimento das medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus. As vistorias acontecem em todo o Alto Vale e quatro locais chegaram a ser interditados por irregularidades.

Ao todo, a 3ª Companhia de Bombeiros Militar já realizou nos municípios da região 181 fiscalizações, sendo que 152 delas estavam regulares. Outros 25 estabelecimentos foram notificados para corrigir alguma irregularidade e quatro locais que estavam trabalhando irregularmente foram interditados. Deste total, trêsjá realizaram os ajustes necessários e foram imediatamente desinterditados.

Embora o foco seja a orientação, existem algumas situações em que a irregularidade pode ser causa de interdição imediata, como aconteceu em um estabelecimento em Rio do Sul, por exemplo, que estava sem o suporte de anteparo salivar sobre o buffet do restaurante. Nestes casos, geralmente são realizadas interdições parciais, de forma que o restaurante continue funcionando, mas com sistema de montagem de pratos por funcionário, sem contato do cliente com os alimentos expostos até a colocação do anteparo.

O proprietário de uma hamburgueria em Rio do Sul, João Victor Demeterko, conta que recebeu a visita dos bombeiros em seu estabelecimento nesta quarta-feira (13). Na vistoria foram feitos questionamentos relacionados à cobrança aos clientes e funcionários da utilização de máscaras, álcool gel, higienização de mesas e assentos, bem como o distanciamento de 1,5m entre as mesas. “Eles perguntaram se havia sabonete nos banheiros, sobre a maior ventilação possível no ambiente e se os talheres são embalados”, conta.

Além disso, João Victor relata que o ambiente está regularizado e acredita na importância desta fiscalização. “O número de casos do Alto Vale vem aumentando e devemos manter todas estas regras para evitar a contaminação dos clientes e colaboradores. Infelizmente ainda há pessoas desatentas e chegam aqui sem máscaras. Neste caso, eles são impedidos de entrar no restaurante”, conclui.

Vistoria em diversos locais

Em todo o Alto Vale estão sendo vistoriados estabelecimentos públicos, restaurantes, agências bancárias, igrejas e templos religiosos, hotéis, pousadas e comércio e geral, academias, shoppings, construções civis e atividades industriais. Segundo a Secretaria de Comunicação dos Bombeiros de SC, a atuação tem foco na orientação e na correção das irregularidades, seja de imediato ou mediante prazo que é concedido no prazo da vistoria, de acordo com o tipo de estabelecimento e com a norma aplicável. Além disso, a atuação também leva em consideração as prescrições das Portarias da Secretaria de Estado da Saúde que regula as condições de cada tipo de estabelecimento.