Cidade
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

A Prefeitura de Rio do Sul entrega oficialmente neste domingo (5) uma das obras mais esperadas pela população na última década: a revitalização do primeiro trecho da Estrada Blumenau. Na data haverá atividades de lazer como passeio de bicicleta, corrida e caminhada ao longo de 2,3 quilômetros da via e toda a comunidade é convidada a participar.

Ao falar sobre a entrega, o prefeito José Thomé, destaca que essa é a realização do sonho de muitas pessoas.” O Movimento em prol da Revitalização da Estrada Blumenau está completando 10 anos em 2021 e essa obra era muito aguardada por muitas pessoas e nosso governo ouviu essa demanda. Fizemos um projeto de futuro resolvendo um problema crítico de mobilidade. Pensamos a longo prazo, ciclovia, pista duplicada em quase toda a sua totalidade, ou seja trazendo perspectivas para hoje e para o futuro”, ressaltou.

O investimento na revitalização do primeiro trecho foi de mais de R$ 9 milhões e a obra contemplou ainda a sobrelevação da pista na região do colégio Luis Ledra para aumentar a cota de enchente, muros de contenção e instalação de defensas metálicas para proteger pedestres e ciclistas. Thomé afirma que as melhorias não param por aí e o Executivo já trabalha para realização do trecho dois. “Não param por aí, nós já iniciamos a obra da ciclovia da Estrada Blumenau no trecho dois que compreende nesse primeiro momento a ciclovia até a futura ponte do acesso Leste e para o ano que vem teremos a continuidade e mais o acostamento. Em 2023 vamos fresar o asfalto ruim e fazer o recapeamento para implantação de trevo alemão”, completa.

Pista será fechada para que comunidade possa conhecer a obra

A partir das 8h, parte da pista será fechada para que os moradores possam caminhar, correr, passear de bicicleta ou simplesmente conhecer mais desta obra que tem cerca de 2,3 quilômetros de extensão e faz ligação da região central da cidade com bairros como o Taboão, Bremer e Bela Aliança.

A concentração será na Estrada Blumenau, número 2.222, no bairro Bremer, em frente a empresa ICAL, onde antigamente funcionava a Vedamotors. O circuito para a participação da comunidade será em direção à região central, até a praça Gino de Lotto, também conhecida como Trevo da Bicicleta. Para o evento, um esquema especial de trânsito será implantado, com sinalização e orientação dos motoristas.

Por conta da entrega oficial e atividades de caminhada e corrida na Estrada Blumenau no domingo (5), a Rua de Lazer, habitualmente adaptada na alameda Aristiliano Ramos e avenida Oscar Barcelos, ficará exclusivamente no trecho da inauguração. A medida vale apenas para este domingo.