Cidade
Foto: Jorge Matias/DAV

 

Jorge Matias

 

O acesso à Estrada São José, no bairro Santana, continua bloqueado. Após o deslizamento do muro de contenção em fevereiro deste ano a prefeitura de Rio do Sul apresentou um projeto para a construção de um novo trajeto, com um aterramento antes do trecho afetado, e um desvio que se estenderia até as proximidades do loteamento Pôr do Sol, no entanto até hoje a obra não teve início.

 

A situação no local, vem dificultando o acesso dos moradores do bairro Taboão, ao centro da cidade, e colocando em risco quem decide passar pelo trecho mesmo após os deslizamentos. De acordo com o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Taboão, Geverson Fiamoncini, a intenção da prefeitura era de iniciar as obras da estrada São José antes do começo da revitalização da estrada Blumenau, o que de fato não ocorreu. “Após o início das obras na Estrada Blumenau, o acesso ao bairro Taboão será prejudicado devido a circulação de máquinas e homens trabalhando. Se a gente pudesse contar com a utilização da São José, teríamos uma segunda via de acesso ao bairro, o que iria facilitar muito”, afirma.

 

Em reportagem produzida pelo DAV e publicada no dia 31 de julho, o Poder Executivo de Rio do Sul havia afirmado que as obras do novo traçado da Estrada São José, estavam prestes a serem iniciadas e que os projetos tinham sido finalizados e a licença ambiental já estava liberada, faltando apenas a assinatura de dois moradores que precisam entregar um documento autorizando a construção da nova rua.

 

No entanto, após quase quatro meses, a prefeitura de Rio do Sul comunicou, por meio da Assessoria de Imprensa, que o projeto para a nova ligação está pronto e foi encaminhado há cerca de 15 dias ao Ministério da Integração. A intenção é que o Ministério autorize a prefeitura a utilizar o recurso que seria destinado para a reconstrução do muro existente na Estrada São José, derrubado por uma chuva forte, para ser utilizado na nova rota de tráfego. A prefeitura aguarda o posicionamento do órgão até o mês de novembro. Caso o projeto seja negado, a ligação terá que ser feita com recursos próprios.

 

Relembre o caso

 

Após a queda do muro de contenção em fevereiro desse ano, os projetos de reconstrução do muro e de um novo traçado da estrada São José, no bairro Santana, foram apresentados para a comunidade em reunião realizada no dia 11 de abril deste ano. Na ocasião a prefeitura apresentou aos moradores duas opções, a primeira era a reconstrução do muro de contenção de desabou e a segunda era a construção de um novo trajeto. A comunidade optou pela construção de uma nova rota.

 

Desde então a comunidade espera pelo início das obras. A Estrada São José serve como uma importante via de acesso ao bairro Taboão, uma vez que, em horários de pico, o principal acesso ao bairro ocorre pela Estrada Blumenau, que no momento está em obras de revitalização.