Cidade
Foto: Divulgação

 

Jorge Matias

 

A estudante Isabelly dos Santos da Escola Estadual João Custódio Da Luz, do bairro Boa Vista, em Rio do Sul conquistou uma vaga na final da Olimpíada de Língua Portuguesa que irá ocorrer nos dias 8, 9 e 10 de dezembro na cidade de São Paulo. A aluna participa da categoria Crônica e contou com a orientação da professora Daniela Thibes dos Santos.

 

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

O tema das produções nesta edição do concurso foi “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.
Os textos passam por várias etapas como a escolar, municipal e estadual. Os melhores textos são selecionados e participam da premiação “textos semifinalistas” que ocorre em uma capital do país. Este ano foi em São Paulo.

A professora Daniela afirma que além de Isabelly, muitos alunos da escola onde ela leciona, formularam bons textos. “Tive que sair de minha zona de conforto, elaborar uma sequência didática, estudar e incentivar os alunos. Eu como educadora fico contente em conseguir alcançar meus objetivos em sala de aula, e ainda viajar com minha aluna representando a escola e o município”, disse.

Os professores inscritos receberam um curso de formação pelo site “Escrevendo o Futuro”. Em sala de aula é posto em prática as oficinas propostas por esse projeto que acontece a cada dois anos e tem a finalidade de valorizar os docentes e discentes assim como suas produções textuais fomentando as habilidades do gênero textual.

Nessa edição do evento Escola João Custódio da Luz, do bairro Boa Vista, em Rio do Sul teve o mérito de ter todos os gêneros textuais, Memórias Literárias, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário, classificados na etapa municipal em que participaram praticamente todas as escolas públicas de Rio do Sul.

Participaram da edição deste ano mais de 42 mil escolas, com alunos do 5º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio, de 4.900 municípios. “Depois que participei do evento sai outra pessoa, voltei com uma bagagem muito grande de conhecimento de experiências, foi fantástico”, completou a professora.