Alto Vale
Foto: Divulgação

Uma noite divertida, com teatro, mimos, sorteio de brindes e um café especial. Foi assim que mais de 250 ituporanguenses celebraram o Dia internacional da Mulher num evento promovido pela Administração Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social.

A secretária de Assistência Social, Antoniela Cristina Ferreira, comenta que a data é histórica e precisa ser lembrada todos os anos, pois simboliza a luta feminina, por isso o evento especial foi preparado com todo o carinho. “Essa data foi marcada por várias conquistas quando cerca de 15 mil mulheres marcharam em Nova Iorque em busca de seus direitos, melhorias no salário, condições de trabalho e hoje já fazem 45 anos dessa conquista e as mulheres cada vez mais ocupam seu espaço”, disse.

Ela destacou ainda que o evento foi um sucesso e agradeceu o empenho de todos. “Queremos agradecer a todas as mulheres que vieram comemorar conosco, as autoridades e ainda ao comércio de Ituporanga que contribuiu doando brindes para que a gente fizesse sorteios. A todos nossa gratidão”, disse.

A primeira dama do município, Neide Maciel, também esteve presente no evento e falou sobre empoderamento e sobre a capacidade que as mulheres têm se reinventar citando sua própria história. “A mulher é guerreira, luta em casa, com os filhos e hoje ainda trabalha fora, tendo uma rotina bastante árdua e também me incluo nesse grupo da mulher trabalhadora. Fui secretária da Saúde e saí, mas me reinventei e retomei minhas pinturas de porcelana que tinha parado há 20 anos. Quero dizer às mulheres que não tenham medo, pois somos capazes, o mundo é nosso”, afirmou.

E se as mulheres podem ocupar qualquer espaço, isso inclui também a política. A vereadora Ângela Machado afirmou que as mulheres têm um olhar diferenciado e podem fazer um grande trabalho na vida pública. “Muitas vezes as mulheres tem um olhar diferenciado para resolver algumas coisas, pois olhamos com o olhar do coração, mas também agimos com a razão, mas precisamos avançar. Em Ituporanga já tivemos 112 vereadores homens, mas ainda sou a sexta vereadora mulher”, completa.

O prefeito em exercício destacou a força da mulher na Administração. “Hoje a prefeitura de Ituporanga tem pouco mais de 200 servidores homens e 560 mulheres e queremos parabenizar cada uma delas e também todas as ituporanguenses”, finaliza.