Cidade, Esporte
Foto: Minda

Reportagem: Gabriela Szenczuk/DAV

Durante e após a prática de exercícios físicos uma importante substância é liberada no corpo humano: a endorfina, que tem uma potente ação analgésica e promove a sensação de bem-estar, conforto e alegria. Mas o exercício como parte da rotina, não precisa ser uma obrigação e que visa apenas a estética, já que atualmente são várias opções que trazem benefícios para a saúde.
Eliane Oliveira promove diversas atividades para quem deseja mais qualidade de vida. Ela é educadora física há oito anos e há seis se dedica totalmente ao estúdio, localizado no Centro da Capital do Alto Vale. Desde que iniciou as atividades, o local oferece pilates, treinamento funcional e aulas de Kangoo. Segundo a profissional, a procura pelos serviços sempre foi frequente e agora, em tempos de pandemia, não é diferente – uma vez que as pessoas estão mais em casa e o tempo ocioso gera ansiedade, fator emocional que pode ter reduções significativas com a inclusão de atividades físicas na rotina.

Todas as aulas, treinamentos e exercícios oferecidos são supervisionados pela educadora. “A forma como eu atendo cada pessoa é que muda. Há alunos que me procuram com alguma dificuldade, um problema específico ou querem atendimento exclusivo. Depois de avaliar e assim achar melhor também, fechamos um horário só para aquela pessoa, que necessita ou até mesmo prefere um atendimento isolado”, explica. Entretanto, há turmas de pilates, Kangoo ou treinamento funcional, onde Eliane atende turmas com uma média de cinco alunos, por exemplo. “Tenho turmas que nenhum dos alunos precisa ou pede uma atendimento exclusivo e consegue realizar as atividades com eficiência sem prejudicar a execução dos movimentos”, conta.

A educadora ainda esclarece que o pilates é uma das atividades físicas mais completas que existem. “Além de emagrecer e tonificar, oferece melhor condicionamento físico, trabalhando valências como força e resistência”, diz. A correção de postura em casos de cifose, escoliose ou tratamento de patologias específicas também são exemplos da eficiência da prática do pilates.

O kangoo é outra modalidade, mais específica. “Trata-se de um exercício aeróbio, que geralmente pessoas que desejam perder calorias de uma forma mais lúdica procuram. Além disso, foi desenvolvido especialmente para pessoas que desejariam fazer Jump, mas não podem por conta do impacto nas vértebras. O Kangoo é uma boa alternativa por ter impacto zero”, explica. Já o treinamento personalizado, segundo Eliane, além de aumentar a força muscular e trabalhar o equilíbrio, acelera o metabolismo e queima gordura.

Como educadora e profissional do ramo, Eliane reforça a importância da realização de atividades físicas e afirma ser algo que vai muito além da estética. “A prática de exercício físico é extremamente importante, é saúde. Tenho relatos de alunos que hoje em dia não precisam mais tomar remédios para dor ou desconfortos que sentiam antes de iniciar treinamento, aula ou pilates comigo”, conclui.