Alto Vale
Foto: Divulgação

Buscando uma nova alternativa de renda, é que a família do agricultor Luís Carlos Wippel, iniciou a plantação de pepino, na sua propriedade na localidade de Ribeirão Serrinha em Dona Emma. A segunda safra foi iniciada final de dezembro do ano passado e já está rendendo bons frutos.

Segundo Luís, na mesma propriedade foram plantados 6.200 pés em uma etapa e em outra etapa foram 3.500 pés de pepino. Tudo iniciou numa conversa entre a família e após pesquisa e em contato com a Secretaria da Agricultura de Dona Emma obtiveram toda informação necessária para o início do plantio.

Devido ao clima, a primeira safra no ano de 2020, não obteve bom resultado, mas mesmo assim a família não desanimou e continuou com a plantação.

Agora com a segunda safra e com o bom resultado, a família está vendendo pepino para a empresa Alveira Conservas de José Boiteux que está há 23 anos no mercado de conservas. Para o proprietário da empresa, Ingo de Oliveira, a produção está muito boa e de qualidade. “A cada dois dias a empresa realiza a coleta dos pepinos na propriedade, pois a vantagem é que após a plantação em torno de 60 dias, o agricultor já tem o retorno”, salienta Ingo. A família também está experimentando novas alternativas como a plantação de couve-flor.

“Fico muito feliz em contribuir com a família. Essa é a missão da Secretaria. Incentivar e auxiliar os agricultores principalmente na busca para novas culturas que venham somar na renda familiar”, ressalta o secretário da Agricultura, Agnaldo Alves de Sousa.

Luís frisa que para o sucesso de uma safra com qualidade, é importante ter água na propriedade e de fácil acesso para a irrigação da plantação. Trabalham na plantação, o casal Antônio e Veridiana com a filha Luana e genro Luís Carlos Wippel.