Estado
Foto: Divulgação

Helena Marquardt/DAV

Após o anúncio da governadora Daniela Reiner de que a deputada federal Carmen Zanotto seria a nova secretária de Estado da Saúde, entidades ligadas ao setor se posicionaram sobre a mudança. A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (Fehoesc) se mostrou otimista com a nova gestão.

O presidente da Fehoesc, Giovani Nascimento comenta que entidade apoia a nomeação da deputada e acredita que ela fará uma óptima gestão no comando da pasta. “É com muito bons olhos que a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde recebe o nome da deputada Carmen Zanotto para assumir o cargo de secretária de Saúde. Além de ser técnica na área, já ocupou o cargo num momento anterior e ela está assumindo no momento mais delicado da pandemia, mas enxergamos como uma ótima indicação porque ela tem perfil técnico para dar seguimento a tudo que vem sendo feito aqui em Santa Catarina”.

Nascimento ressaltou ainda que a nova secretária sempre foi parceria da Fehoesc e dos mais de 200 hospitais que a entidade representa em Santa Catarina e tem um bom relacionamento em Brasília, o que pode favorecer o Estado. “Ela tem um bom trânsito junto ao Ministério da Saúde e até a própria Presidência da República”, disse.

Questionado sobre a gestão do ex-secretário André Motta Ribeiro o presidente acredita que ele fez um bom trabalho e que o enfrentamento a pandemia têm dado resultado. “Prova disso é a diminuição da contaminação que caiu 22% nos últimos 15 dias, resultado quem sabe dos lockdowns realizados nos finais de semana. Isso não quer dizer que a gente seja a favor do lockdown e defendemos que a população também faça sua parte no sentido de manter os cuidados necessários. Não podemos fechar tudo ou ter medidas mais restritivas porque traríamos um caos financeiro, por isso é importante que todos façam sua parte. Os trabalhos do Estado têm sido muito bem conduzidos e têm demostrado resultado”.

Conheça melhor a nova secretária

Carmen Emília Bonfá Zanotto é natural de Lages, enfermeira e está no terceiro mandato como deputada federal. Ela tem especialização em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo (SP), em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (SP), Recursos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e formação em Políticas para Primeira Infância na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Carmen já foi secretária adjunta e de Estado da Saúde entre 2007 e 2010. Atualmente é relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, da Câmara Federal