Economia
Foto: Jully Annye Goedert/DAV

Esta é a 10ª edição da Feira Multissetorial que nasceu dentro da Expofeira Estadual do Leite, em Presidente Getúlio

Este é o segundo ano que o produtor de orquídea, Alcir José Michels, da cidade de Garuva, norte de Santa Catarina, participa da Feira Multissetorial que ocorre durante a Expofeira Estadual do Leite. Michels trabalha com orquídeas há 18 anos, e há 10 investe também na área comercial. “Sempre quis vir para Presidente Getúlio, desde que soube da festa, mas não foi muito fácil conseguir um espaço aqui. Só tive êxito porque faço parte do Rotary Club, e através de uma parceria com os rotarianos aqui da cidade, conseguimos um espaço em 2012. O trabalho deu tão certo, que esse ano fomos convidados a participar e aqui estamos, e com certeza estaremos também na próxima edição”, contou o produtor.

A Feira Multissetorial de Presidente Getúlio está na décima edição e nasceu dentro da Expofeira Estadual do Leite. Este ano, são 44 expositores nos mais diferentes segmentos, entre eles, agências bancárias, lojas de móveis, decorações, artesanatos, confecção, flores e alimentação. “A feira teve uma aceitação muito boa, todos os estandes foram vendidos, e hoje ainda tivemos gente atrás de espaço”, ressaltou o organizador do evento, Oscar Batista Tavares. A 10ª edição da feira conta com dois estandes a mais que no ano anterior, isso devido ao espaço que não permitiu uma ampliação ainda maior. “Este ano não tivemos os estandes destinados às prefeituras, que utilizavam para divulgar as festas da região, com isso comercializamos na verdade não apenas dois, mas oito estandes a mais que em 2012”, acrescentou Tavares.

Os expositores são, na maioria, de Presidente Getúlio ou região, contudo alguns estandes foram comercializados para outras regiões do Estado, como foi o caso do espaço destinado as orquídeas de Garuva. “Trouxemos mais de 30 espécies da planta para a festa, e estamos com uma boa expectativa. No primeiro dia já tivemos bastante gente por aqui e acreditamos que as visitas cresçam hoje (sexta) e no fim de semana”, avaliou Alcir Michels. O produtor de orquídeas vendeu na última edição da feira 200 plantas grandes e 300 pequenas. Ele afirmou que essa é, mais ou menos, a média que faz em feiras por onde passa. “Sempre que podemos participamos de feiras nesses moldes, principalmente em cidades de colonização europeia, onde as pessoas tem a cultura de adquirir flores, e isso influencia muito na decisão”, comentou.

Ampliação é proposta para a próxima edição 

Segundo organizador da Feira Multissetorial, Oscar Batista Tavares, empresários do Rio Grande do Sul devem visitar a Festa do Leite, para conhecer a feira e quem sabe fechar negócio para a próxima edição. “Fomos procurados recentemente por eles, vieram conhecer também a Festa do Pinhão, em Lages, vão passar por aqui e analisar a possibilidade de estarem expondo conosco no ano que vem”. A ideia da organização é ampliar a feira para as próximas edições, mas isso depende também da ampliação do próprio espaço físico onde o evento é montado. “Tivemos empresas que em 2012 pegaram um estande e este ano já adquiriram três. A expectativa é que o número de interessados aumente e, os que já estão, continuem com a gente”, acrescentou.

Quanto ao número de pessoas que passam pela feira, é difícil precisar, já que não há controle do número de pessoas que circulam dentro do pavilhão. A expectativa da 17ª Expofeira Estadual do Leite é que 40 mil pessoas passem pelo Parque Municipal de Exposição de Presidente Getúlio – Camioneiros, durantes todos os dias da festa. “Embora não tenhamos o número exato de pessoas que circulam dentro da feira, sabemos que no ano passado tivemos expositores que foram embora no domingo porque não tinham mais mercadoria, agências bancárias saíram daqui com trabalho para dois ou três meses”, destacou Tavares.