Alto Vale

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

A partir deste sábado (26), a Feira Livre da Agricultura Familiar de Rio do Campo estará de casa nova. Agora as edições serão realizadas na antiga rodoviária do município. A mudança foi definida porque o local onde até então ocorria a comercialização não contava com a infraestrutura necessária.
Nesta semana o prefeito Vidal Balak se reuniu com os feirantes no novo local que seguirá passando por melhorias nos próximos dias. A mudança foi um compromisso do chefe do Executivo firmado com a comunidade na época da campanha e que agora será atendido.

Até então, a feira era realizada na frente da Prefeitura. Um local sem estrutura, pois não havia cobertura, o que prejudicava a comercialização em dias de chuva. Outro problema é que o espaço não contava com banheiros e nem mesmo local para armazenagem. “Tanto nós, quanto os feirantes, ficamos felizes com esse novo espaço para a feira. Ainda haverá ajustes, mas ficamos felizes em começar essa nova história neste sábado”, disse o prefeito.

Além da mudança da Feira Livre, a prefeitura tem procurado incentivar a diversificação da produção nas propriedades para garantir renda às famílias agricultoras. Pensando nisso a Secretaria da Agricultura de Rio do Campo também está em busca de conhecimento sobre produção de ovos. O secretário, Valmir Tholl, acompanhado pelo veterinário do município, Emerson José Eli, visitaram uma granja avícola em Lontras para saber mais sobre o tema e a estrutura necessária.

Na cidade eles foram recebidos pela família Gramkow, pelo veterinário de Lontras, Marco Aurélio Gama Rech e pela veterinária da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), Janaína Dirksen. Eles conheceram todos os processos da produção de ovos.

“A granja deles produz cerca de 2.000 ovos por dia e possuem inspeção estadual. Conhecemos todos os processos de produção até o ovo embalado para a venda. Queremos repassar esse conhecimento que tivemos nessa visita técnica aos nossos agricultores e gerar ainda mais renda em Rio do Campo”, disse Tholl.

Em Lontras, eles ainda visitaram a Feira Livre para conhecer a estrutura do local e estudar novidades para a feira de Rio do Campo.