Alto Vale

A conversa em vídeo foi uma das ações da Fiesc Alto Vale do Itajaí e dos sindicatos patronais (Sindicer, Sinfiatec, Simmmers, Sinduscon/Rio do Sul, Sinduscon/Ibirama, Sindimade/Floema, Simars e Sindigraf) para aproximar indústrias e startups e acelerar as inovações.  

Após apresentar as características sócio econômicas do Alto Vale, André citou as principais ações da FIESC na região. “Estamos focados em buscar inovação e para isso criamos o Eixo de Desenvolvimento da Indústria para Inovação, o EDII, cuja comunicação é feita por meio do FIESC Talks Innovation. Também queremos trazer oportunidades para as indústrias, alinhar com as startups e incentivar uma economia mais digital”.

As atividades desenvolvidas pela sede da FIESC, em Florianópolis, e a importância do SESI, SENAI e IEL na oferta de serviços, também foram mencionados pelo vice-presidente. Ele comentou ainda sobre a economia catarinense e o papel da indústria para tornar o estado destaque no país.

O diálogo envolveu também as novas tendências da economia mundial, os desafios para a indústria diante de mudanças populacionais, tecnológicas e culturais, assim como a necessidade de mudar paradigmas, reinventar modelos de negócios e saber interagir com os jovens na indústria.

André e Beny falaram ainda dos consumidores atuais e suas exigências diante de preço, qualidade, entrega e personalização de produtos. Eles comentaram como a tecnologia 4.0 pode ajudar e como a falta de incentivo torna o cenário desafiador. Por isso a importância das startups.

Para concluir, os dois analisaram a relação entre o Covid-19, as indústrias no mundo e a retomada da economia. “Precisamos aproveitar as oportunidades e fazer diferente do que vínhamos fazendo antes disso tudo. Santa Catarina tem bons exemplos a dar, mas também muitos caminhos a percorrer ainda”, concluiu André.

Para assistir o vídeo acesse o link: https://youtu.be/qFcc_NltBuU