Esporte
Foto: Arthur Hoffmann

A Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul já definiu seu calendário de eventos para 2018. A grande novidade deve ser a realização do campeonato municipal de futsal que acontecerá no segundo semestre, assim como o campeonato municipal de vôlei de areia. Outras competições também estão programadas para serem realizadas, como as etapas municipais dos Jogos Escolares 12-14 e 15-17 anos, Moleque Bom de Bola, Olimbairros, campeonato municipal de futebol e bocha.

Além dessas competições, a FMD tem em seu calendário a participação nas competições da Fesporte, como Jogos Abertos de Santa Catarina que acontece em setembro em Caçador. A Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) será realizada em Timbó, em outubro, e os Joguinhos Abertos será sediado em Curitibanos, em julho. De acordo com o diretor de Esporte e Rendimento da FMD, Sérgio Luis Schlemper, assim como ocorreu neste ano, em 2018, o município irá receber atletas de todo estado para as disputas dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti).

“Já vamos começar janeiro trabalhando sobre essa competição que acontecerá em maio, então já estamos adiantando algumas coisas para agilizar todos os trâmites de liberação de recursos para investir nos locais de competição. Temos certeza que novamente iremos fazer um grande evento, assim como foi a Olesc”.

Schlemper também comentou que Rio do Sul deve sediar outras competições, como etapas catarinenses ou nacionais das modalidades. “A grande maioria das Federações ou Confederações divulgam os calendários apenas no começo de cada ano, com isso os municípios e modalidades solicitam para ser sede de algum evento, então acredito que podemos ter a inclusão de alguns eventos nesse calendário”.

O diretor de eventos da Fundação, Graciano Ledra, lembrou que eventos comunitários também continuarão a acontecer, como o FMD nos Bairros, que todo mês é realizado em alguma comunidade do município. Além disso, a Olimbairros tem previsão de acontecer em junho, com as reuniões de lideranças comunitárias com início em janeiro.

Conforme o superintendente da FMD, Jeberton Fermino, o calendário foi montado com visão nas datas da Fesporte e outras competições que o município irá realizar. Ele explicou que em todos os meses a Fundação terá atividades e que o período de competições de todos os campeonatos será discutido com professores, dirigentes esportivos e lideranças comunitárias.

“Desta forma temos uma programação bem definida das nossas atividades. Nossa expectativa é realizar alguns eventos que nunca foram realizados em nossa cidade, mas dependemos de algumas situações. Acredito que as atividades ficaram bem divididas e vamos ter um ano de muito trabalho pelo nosso esporte”, concluiu Jeberton.