Cidade
Foto: Divulgação
Uma das principais competições escolares do planeta será disputada em 2022 na região da Normandia, na França, entre 14 e 22 de maio e a FMD Rio do Sul será representada pelo seu Superintendente Jeberton Fermino. Ele embarca como um dos técnicos da delegação brasileira. A Gymnasiade vai reunir cerca de 3,4 mil atletas-estudantes de 69 países, todos na faixa etária de 16 a 18 anos. O Brasil terá 230 representantes, de 22 Unidades Federativas. É a maior delegação do país na história da competição, que pela primeira vez terá também esportes paralímpicos. O Time Brasil vai atuar em 20 modalidades.
“Apoiar o esporte de base, em especial o desporto escolar, é uma das prioridades desta gestão, acabamos recentemente os Jogos Escolares de Rio do Sul para a idade de 12 a 14 anos e em breve iniciaremos as disputas para as idades de 15 a 17 anos. Estou muito feliz em fazer parte desse momento especial do esporte brasileiro, delegação tão expressiva e qualificada para representar o nosso pais. Tenho certeza de que nossos atletas vão viver uma experiência inesquecível” diz o superintendente da FMD Rio do Sul, Jeberton Fermino.
Amparada por um Termo de Fomento de R$ 5,5 milhões do Ministério da Cidadania destinado à Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), a delegação embarca nesta quinta-feira (12) com destino à Europa. São 118 homens e 112 mulheres entre os atletas. Ao todo, a delegação terá 346 integrantes. O Brasil ficará sediado na cidade de Deauville, a 200 quilômetros de Paris.
O Brasil competirá no atletismo (olímpico e paralímpico), badminton, basquete 3 x 3, boxe, dança esportiva (break dance), esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, judô (olímpico e paralímpico), natação (olímpica e paralímpica), orientação, rúgbi 7, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, vôlei de praia e wrestling,