Estado

O ar polar segue comandando o tempo em todas as regiões de Santa Catarina, mas aos poucos vai perdendo intensidade. Na madrugada desta quinta-feira (20), as temperaturas não baixaram tanto quanto nos dois últimos dias, mas Bom Jardim da Serra, que teve a temperatura mais baixa registrada no país na quarta (19) com -8,8ºC, marcou -6,6ºC nesta quinta.

“Até as 5h, 17 cidades registravam temperaturas negativas, diferente de quarta que totalizou 58 municípios abaixo de 0ºC”, afirma a técnica em meteorologia Bianca Souza.

Nesta quinta, a maior nevasca da história de Santa Catarina e segunda maior do país completa 60 anos, registrado em 20 de julho de 1957 (veja fotos e relato).

São Joaquim teve geada nesta quinta-feira (20) (Foto: Wagner Urbano/Divulgação)

“Com essas baixas temperaturas e com o ar mais seco, que trouxe uma madrugada estrelada, as primeiras horas da manhã têm geada em algumas cidades, principalmente na Serra. O sol vai continuar predominando em todas as regiões, só no início do dia é teremos um pouco mais de nuvens, nevoeiros, em cidades do Norte e Vale do Itajaí”, afirma Bianca.

Como ar polar está se afastando, as temperaturas da tarde começam a subir um pouco mais, chegando aos 20°C em boa parte das cidades.

Negativas nesta quinta

-6,6ºC Bom Jardim da Serra

-5,5°C Urupema

-3,3°C Curitibanos

-2,6°C São Joaquim

-2,2°C São Cristóvão do Sul

-2,2°C Ponte Serrada

-2,2°C Otacílio Costa

-2,1°C Rio Rufino

-1,6°C Fraiburgo

-1,3°C Monte Carlo

-1,3°C Frei Rogério

-1,2°C Ibiam

-1,1°C Vargem

-0,8°C Bom Retiro

-0,5°C Maravilha

-0,2°C Caçador

-0,1°C Videira

Lago congelado em São Joaquim nesta quinta (20) (Foto: Wagner Urbano/Divulgação)

Sexta-feira e fim de semana

“Não há mudança prevista. Vamos ter dias de sol e apenas nevoeiros ao amanhecer. As noites e o início dos próximos dias seguem frios, mas com temperaturas que a cada amanhecer não baixam tanto. Isso irá refletir em tardes mais agradáveis e até mesmo com certo aquecimento em pontos do estado”, explica a técnica em meteorologia.

Cavalo enfrentou frio de -2,6ºC em São Joaquim (Foto: Wagner Urbano/Divulgação)

 Fonte: G1/SC