Alto Vale

Com o objetivo de resgatar a cultura alemã e manter as tradições, a Administração Municipal de Agrolândia resolveu retomar o Grupo de Dança Folclórica Alemã. Os encontros são semanais, nas quartas-feiras na Escola Complementar Ewald Bruno Julius Kress.
A atividade é oferecida à crianças com idades entre sete e 12 anos e, hoje, 15 casais fazem parte do grupo com as aulas com duração de uma hora. “O primeiro evento de que devem participar é o Encontro de Corais de Agrolândia, no dia 14 de julho”, revela a Coordenadora da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Fabiola Aparecida Henning Dimas. A presença dos alunos também está confirmada na programação da Festa da Colheita e, de acordo com Fabiola, o grupo está aberto a convites.

À frente das aulas, estão as professoras de dança Josiane Cristina Silva Reiner e Daila Cristina Gauche Martins e os alunos também têm acesso a roupas para apresentações. “A Prefeitura está incentivando e os trajes típicos serão fornecidos com contrapartida da Administração”, explicou.
O prefeito Urbano Dalcanale lembra que a decisão de reativar a atividade em Agrolândia está ligada à colonização alemã predominante do município. “É uma forma de resgatar essa cultura, para que respeitem e levem adiante, sem perder as referências”, observa ele.

A intenção de retomar a atividade já estava nos planos da atual Administração. “O projeto já estava engavetado, e agora estamos resgatando ele. Estamos percebendo nas unidades escolares que bastante crianças estão apresentando interesse em participar”, pontuou a Coordenadora.
Para o prefeito, Urbano Dalcanele, a decisão de reativar o Grupo de Dança Alemã na cidade, está relacionada à colonização da cultura que sempre foi predominante no município. “É uma forma de resgatar essa cultura, para que respeitem e levem adiante, sem perder as referências”, enfatizou.

Outras atividades oferecidas por meio da Secretaria de Educação Cultura e Esporte, são a dança contemporânea e também a atividade de patinação. As crianças ensaiam para possíveis apresentações em datas comemorativas. A Coordenadora comentou que as inscrições podem ser feitas durante o período de volta as aulas.

Elisiane Maciel