Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

Uma demonstração de fé no município de Imbuia chamou a atenção da internet nos últimos dias. É que a Paróquia Santo Antônio postou um vídeo em suas redes sociais mostrando a homenagem realizada pelo grupo de orações à Nossa Senhora. A equipe criou um terço de balões e soltou ao céu enquanto músicas eram cantadas e pessoas da comunidade rezavam o terço.

A ideia de formar um terço com balões surgiu no início do mês de maio quando foi iniciado um grupo de orações na igreja matriz. A coordenadora geral da paróquia, Eliana Peixe, conta que buscaram iniciativas diferentes e que depois de debater o assunto com outros colegas tomaram a decisão. “Iniciamos a oração do terço na igreja matriz, como o grupo faria as orações durante todo o mês, e queríamos fazer algo diferente, se pensou em fazer um terço de balões, a ideia surgiu entre três pessoas, eu, dona Neusa Koerich que é coordenadora do grupo Mãe Peregrina e da Djulia Martendal, secretária da Paróquia. Aí fomos amadurecendo a ideia e levamos para o padre Julio que prontamente atendeu nossas solicitações. A Djulia tomou todas as providências, comprou os balões biodegradáveis, o gás hélio que veio de Blumenau para que a gente pudesse deixar tudo pronto”, explica.

O que chamou a atenção, além dos balões foi que em cada uma das bexigas foi colocada uma semente. Eliana comenta que foram usadas sementes de feijão e girassol. Ela diz ainda que a comunidade foi convidada a participar do momento de fé e que todos desempenharam um importante papel durante a soltura dos balões.

“A gente também montou um formato de rosário com as pessoas que aceitaram fazer parte do grupo. Eles acompanharam fazendo orações, então foi um momento especial e de grande emoção para a comunidade ver o terço de balões subindo. Uma homenagem para Nossa Senhora que a gente acredita tanto, no poder de uma mãe que protege e abraça os seus filhos”, conta.

Enquanto o terço era carregado até o local escolhido para soltar ao céu, as orações predominavam e no momento em que foi solto, uma jovem cantora de Imbuia, Jaciara Oliveira, cantou uma canção. “Teve uma jovem cantora da cidade, Jaciara Oliveira, que cantou enquanto os balões subiam, foi lindo”, disse. Além disso outra menina, Ana Beatriz Ely também teria cantado a música ” Mãezinha do Céu”.

Para Jaciara, o momento foi emocionante. Ela ressalta que cantar em uma celebração tão importante e ver a união dos organizadores e comunidade fez com que a emoção tomasse conta. “Achei uma ideia bem legal e foi emocionante para quem presenciou esse momento. Foi algo diferente. Fiquei muito feliz por ter sido convidada para cantar, pois foi uma experiência única é incrível. A comunidade é muito unida, pois todos se ajudam para organizar o que tem que ser feito e para que dê tudo certo. E essa foi uma prova de como vale à pena se unir. Tudo muito bem organizado. Foi lindo”, avalia.

A coordenadora geral da Paróquia agradece aos envolvidos em todo o processo e trabalho e diz que somente com o trabalho em equipe é possível fazer algo bom e bonito para a comunidade. “Pela eficiência da Djúlia, nossa secretária, que esse momento foi possível, pois ela se articulou de uma forma muito intensa. As idéias surgem e quando compartilhamos surgem outras. Nós sonhamos, mas tudo aconteceu porque envolvemos outras pessoas no nosso sonho. Queremos repetir o momento, a nossa comunidade ficou muito feliz. Foi muito bonito”, finaliza.