Alto Vale
Foto: Helena Marquardt/DAV

Reportagem: Rafaela Correa/ DAV

Alunos do Alto Vale se destacaram no festival de dança on-line promovido pela Fesporte, o Dança Catarina 2021. Em Presidente Getúlio, duas coreografias conquistaram primeiro e segundo lugar em suas categorias. Já em Mirim Doce, os alunos também ficaram com a primeira colocação através do tema Talibã, as mulheres em outra categoria.

Ao todo foram cerca de 30 categorias. Com a coreografia “MIB: meninas de preto”, as alunas Bruna Hilleshein e Paola Pandini ficaram em segundo lugar na modalidade Duo Mirim (6 a 11 anos). A emoção do grupo foi ainda maior, quando as irmãs Tamiris, Ticiani e Tifani Pereira, através da coreografia “Deusas do Egito”, ficaram com a primeira posição.

O grupo é coreografado pela professora Mayara Andrade Odorizzi, que considera muito importante a Fesporte seguir realizando o festival, mesmo que de forma virtual. “Essa é uma oportunidade de os alunos participarem e de nós coreógrafos mostrarmos nosso trabalho”, diz. “Me sinto muito orgulhosa com os resultados que objetivemos e apesar de ser on-line a emoção ainda é a mesma”, completa.

As alunas conseguiram ainda o 5º lugar na categoria Mirim Livre com a coreografia “Bonecas” e o 11º com a “Arlequinas”, na Infantil Livre. Para abrilhantar ainda mais o evento, participaram com uma mostra não competitiva, com a coreografia “Sonhos Perdidos”.

A coreografia das alunas Maria Vitória Marchi e Jenifer Alana Fernandes na categoria 8º e 9º conquistou o primeiro lugar. A professora Viviani Borghezan, explica que o tema escolhido foi a tomada de poder do Talibã e as mulheres.

“Foram muitas pesquisas, muito aprofundamento ao tema, dedicação. Foram dias e dias pensando e elaborando cada cena, cada detalhe. Foram 2h30 min de gravação para três minutos de trabalho. Pela primeira vez, o Centro Educacional Giacomo Zommwe ganha um festival do Dança Catarina e mais, competimos com todo o estado em uma das categorias mais concorridas. Foram 113 coreografia e na classificação conquistamos o 5º lugar”, ressaltou.

O que é o Dança Catarina

O Dança Catarina é considerado o maior evento escolar de dança brasileiro e este foi o segundo ano que o evento precisou ser realizado de forma on-line para garantir a segurança de todos os participantes.

Através da dança, estudantes, professores e familiares são estimulados a participar com seus vídeos deste grande desafio idealizado pela Fesporte, que contou com uma característica mais participativa onde foram criadas categorias adaptadas e pensadas para a atual situação escolar.
Os alunos tiveram que enviar os vídeos com as suas coreografias de forma on-line através de uma sistema próprio de inscrição. Os vídeos foram avaliados por profissionais e transmitidos ao vivo pela internet.