Alto Vale
Foto: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, de Ituporanga, não receberá a visita de fiéis na Semana Santa. A decisão de manter o local fechado, entre o dia 26 de março e 5 de abril, foi tomada nessa semana, em uma reunião entre representantes da Paróquia Santo Estevão e da Administração Municipal e o Comitê de Gerenciamento do Crise.

De acordo com prefeito Gervásio Maciel, em conjunto, Paróquia e Administração, acharam prudente manter o local fechado por conta do aumento de casos positivados da Covid-19 e a dificuldade de fazer o controle do cumprimento das medidas sanitárias obrigatórias para evitar a propagação do vírus.

“Todo o trajeto de acesso a gruta tem corrimão, todos acabam passando as mãos e não iriamos conseguir manter tudo devidamente higienizado com álcool em gel como seria necessário, mesmo que fosse feito o controle da quantidade de pessoas. Então achamos por bem, manter fechado o local, para evitar a propagação do vírus”, explicou o prefeito.

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes recebe todos os anos nesse período de Páscoa centenas de devotos que vem em procissão, de diversos municípios da região do Alto Vale. “Ficamos tristes em precisar fechar o local, sabemos que os fieis tem por tradição vir até a gruta, mas precisamos preservar as vidas nesse momento”, comentou o pároco da Paróquia Santo Estevão Frei Evandro Balestrin.

Além do fechamento da Gruta, as celebrações da Semana Santa também serão realizadas com algumas adaptações para evitar a propagação da Covid-19.