Cidade
Foto: Divulgação

A Guarda Municipal de Rio do Sul divulgou um relatório de atividades relacionadas à fiscalização para cumprimento de determinações previstas em decretos municipais como uso de máscara, estabelecimentos comerciais, entre outros. Na última semana foram abordadas 165 pessoas sem máscara ou usando o material de forma incorreta. Desde o início da operação no mês de julho, o número de abordagens já passa de 500.

 

Foram atendidas ainda cerca de 100 ocorrências relacionadas a denúncias como pequenas aglomerações ou até mesmo quanto a presença de pessoas com o Covid-19 em locais públicos. Isto acabou não se confirmando em nenhuma ocasião, seja pela relação de infectados que a Secretaria de Saúde fornece aos agentes, seja por questões de sintomas da doença.

 

Foram feitas visitas em cerca de 70 estabelecimentos no período, com a orientação e providências necessárias. Desde o início da operação de fiscalização, em apenas um deles foi necessária a aplicação de multa.

 

Aos finais de semana, grupos foram dispersados no Parque Municipal Harry Hobus já que não é permitida a presença no local.

 

A operação de fiscalização de estabelecimentos e controle do uso de máscara em vias públicas e demais locais determinados por decreto municipal é feita em conjunto entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e fiscais da prefeitura.

 

“Nosso objetivo é conscientizar a todos das medidas de isolamento, distanciamento e o cumprimento de regras básicas quanto ao uso de máscaras e higiene para a prevenção ao Covid-19. Contamos com o apoio de toda a comunidade, seja no cumprimento das medidas, ou até mesmo ajudando a informar sobre casos irregulares”, explica o comandante da Guarda Municipal, Robson Ferreira. Denúncias podem ser feitas através do telefone 153.