Cidade
Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o Projeto Guarda Municipal Mirim de Rio do Sul, Turma Charlie, 2019/2020. Serão selecionados 35 candidatos e o processo que teve início nesta segunda-feira (29), segue até o dia 9 de novembro.

De acordo com o coordenador da Guarda Mirim e integrante da Guarda Municipal (GM) de Rio do Sul, Ivan Barreto, os interessados devem se dirigir até Central da GM, na Rua Expedicionário Nardelli, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, munidos dos documentos como RG e CPF, comprovante de residência, uma foto 3×4 do candidato, atestado de matrícula em escola pública ou privada do município de Rio do Sul e precisam estarem acompanhados dos pais ou responsáveis.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

“Após o ato de inscrição, o aluno deve aguardar a gente entrar em contato por e-mail para passar todo o edital e aí se inicia a preparação para a prova objetiva que vai acontecer na parte da manhã no dia 25 de novembro, e durante a tarde a prova física”, completou Barreto.

De acordo com ele, após esse período, o aluno aprovado participará da matrícula integração, onde ele escolhe o nome de batismo e no dia 25 de fevereiro de 2019, se inicia o curso de formação, que é de um ano. “No curso de formação, as aulas são todos os sábados das 7h30 às 11.45 e os alunos têm aulas teóricas, práticas e extracurriculares, e ainda viagens pedagógicas”.

O diretor da GM de Rio do Sul, Robson Ferreira, completou dizendo que há ainda dentro do projeto, um acampamento de instrução, acampamentos recreativos durante o ano, e que estas viagens e passeios são de suma importância para conhecerem projetos interessantes de outras cidades.

“O projeto abrange conteúdos de segurança pública, código de trânsito, combate às drogas, violência doméstica, enfim, combate à todo tipo de violência e a forma de repressão e prevenção desta situação”.

Ele contou que a Guarda Mirim iniciou em 2017, e que era uma anseio antigo da GM, que à época foi aprovada pelo prefeito José Thomé e a partir de então, colocado em prática.

“Ela é a primeira Guarda Mirim do estado, então teve uma repercussão muito positiva. Tanto que muitos municípios vêm visitar a cidade para conhecer o projeto e tentar implantar. Essa semana iremos receber a visita da GM de Chapecó e de Capivari de Baixo, para ver se conseguem implantar o projeto na cidade deles”.

Barreto disse que esta já é a terceira turma da Guarda Mirim em Rio do Sul, e que além de ser pioneiro, o projeto é inovador e uma opção de engajamento para os adolescentes.

“Nós temos também a Banda Marcial, e o pré-requisito para ingressar é ser Guarda Mirim. Após um ano de formação, esses Guardas vão para então Banda e as aulas ocorrem sempre em horários diferenciados durante a semana”.

Ferreira completou e finalizou dizendo que os Guardas permanecem depois por mais tempo, para adquirir os conhecimentos técnicos de música.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

“Durante este ano eles podem se aperfeiçoar neste projeto de música, e posteriormente, começar a gerar resultado desse conhecimento, por isso é importante que eles permaneçam mais tempo na Banda”.

Elisiane Maciel