Cidade
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

A Guarda Municipal de Rio do Sul está passando por uma ampliação do seu sistema de monitoramento e ganhou novas câmeras 360 graus que vão garantir mais segurança para a população. As melhorias estão sendo feitas com investimentos próprios e também através de parcerias com empresas privadas. Ao todo são imagens de aproximadamente 90 pontos da cidade.

O comandante da GM, Robson Ferreira explica que nas parcerias as empresas instalam câmeras voltadas para a calçada e outras áreas públicas e depois fornecem as imagens para a Guarda. “A disponibilização dessas imagens traz benefícios para o coletivo porque monitoramos as imagens e todas as pessoas que passam por esse local”, comenta.

A outra parte da ampliação está sendo feita com equipamentos que já estavam na Guarda Municipal e foram adquiridos com recursos próprios. “Eles haviam sido comprados há algum tempo e a gente estava aguardando a segunda etapa, que era essa fase de instalação. Essas quatro câmeras dão zoom em 360 graus e o monitoramento acontece 24 horas por dia”.

Para Ferreira o monitoramento com as câmeras já provou ser muito efetivo e os equipamentos utilizados até então trouxeram muitos benefícios. “Eles contribuíram para a apreensão de pessoas com mandado de prisão ativo, recuperação de veículos furtados até mesmo em outros estados e esse monitoramento é realizado pela Guarda Municipal de Rio do Sul, porém traz um benefício para toda a segurança pública, todos os órgãos, pois fornecemos imagens para a Polícia Civil fazer investigação, para a Polícia Militar, Rodoviária Federal para abordar um veículo, é um contexto todo de segurança pública inclusive regional que é beneficiado”, opina.

Ele ressalta que por enquanto o foco do monitoramento é a parte central da cidade e o comércio tendo em vista a chegada do final do ano e aumento de circulação de pessoas, mas não descarta a ampliação para outros locais. “Em 2021 vamos fazer novamente a ação do Natal Seguro que é realizada todos os anos, aumentando esse monitoramento e até o número de viaturas até que o horário de Natal do comércio se encerre”, finaliza.