Cidade
Foto: Divulgação

Reportagem: Cláudia Pletsch/DAV

A Guarda Municipal de Rio do Sul ganhou nessa semana um novo armamento que deve servir para garantir mais segurança na atuação diária dos agentes. As 19 pistolas que custaram em torno de R$ 85 mil foram adquiridas pela Administração Municipal e serão de uso individual e exclusivo de cada Guarda. Desde 2018 a instituição está autorizada a utilizar armamento em suas abordagens no município.

O diretor da Guarda Municipal, Robson Ferreira, explica que a instituição atua em parceria e cooperação com os demais órgãos de segurança pública e juizado criminal, dessa forma é necessário que cada agente possua uma arma de uso exclusivo nas abordagens. “A Guarda Municipal realiza inúmeras prisões em flagrante de diversos ilícitos penais que se apresentam nos trabalhos ostensivos de rua diariamente. Hoje não existe a possibilidade de uma Guarda Municipal atuar sem os equipamentos necessários para prover a sua segurança e a de terceiros, e um desses equipamentos vitais para o trabalho é a arma de fogo”, ressalta.

Robson ainda lembra que desde 2018 quando a Guarda começou a atuar com armamento foram realizados alguns cursos para garantir que os agentes atuassem com todo o treinamento para cada situação. “O armamento da Guarda Municipal de Rio do Sul iniciou em 2018 com a mudança da lei, após isso foi realizado o curso de armamento e tiro onde cada guarda efetuou 520 disparos de pistola e 270 disparos de espingarda, atendendo assim uma exigência da Lei Federal que regra o porte de arma das Guardas Municipais, o curso teve duração de um mês em período integral. Após o curso foram adquiridos os equipamentos menos letais, como pistolas de eletrochoque e espargidores de pimenta, além dos coletes balísticos e novos uniformes. Em um segundo momento foram adquiridas as espingardas calibre 12ga e agora para completar o armamento efetivo foram compradas as pistolas 9×19 milímetros, modelo TS9 da Taurus. Foi um caminho longo de aquisições e investimentos por parte da Administração Municipal em prol da segurança dos Guardas Municipais e das pessoas que necessitem do apoio da Guarda”, avalia.

Além desses investimentos, o diretor ressalta que nos últimos quatro anos a instituição recebeu novas viaturas, reformas na estrutura da sede da Guarda Municipal e novas câmeras de segurança que identificam as placas dos veículos que entram e saem do município.