Cidade
Foto: Divulgação

Já está disponível em Rio do Sul a guia do IPTU 2021. O documento pode ser acessado pelo site oficial do município – www.riodosul.sc.gov.br – no banner “IPTU Digital”. O pagamento já pode ser efetuado e, quem optar pelo pagamento à vista até o dia 11 de março, terá direito a desconto de até 20% do valor do imposto predial e territorial. As taxas inclusas no carnê, como coleta de lixo, não tem desconto.

Para quem optar por pagar à vista, só que entre 12 de março e 12 de abril, prazo para a chamada segunda cota única, o desconto é um pouco menor, de até 10%. Este também é o vencimento da primeira de até seis parcelas, para o contribuinte que optar pelo pagamento em parcelas.

É importante ressaltar que o contribuinte deve prestar atenção sobre qual boleto pagará, já que, uma mesma pessoa consegue retirar a guia do pagamento em cota única e, também, das parcelas. Em caso de duplicidade, o valor é restituído, mas é importante evitar este tipo de situação.

O carnê do IPTU em Rio do Sul é somente retirado pela internet desde 2019. Assim, ressalta-se que o contribuinte tenha conhecimento que a prefeitura de Rio do Sul não envia boletos do imposto pelo correio e por e-mail e que, caso este método aconteça, seja caracterizado como fraude e deve ser informado à Secretaria de Administração e Fazenda da prefeitura.

O acesso pode ser feito pelo CPF ou CNPJ do proprietário ou ainda pelo número do cadastro imobiliário do imóvel.

E uma novidade neste ano é a opção da revisão do IPTU no formato digital. Com a pandemia da Covid-19, os atendimentos on-line e não presenciais foram a solução para manter serviços aos contribuintes e em 2021, o contribuinte que verificar alguma inconsistência nos dados cadastrais dos imóveis ou pretenda reclamar do lançamento, poderá efetuar seu pedido de revisão e reclamação, diretamente pelo portal do município, de forma 100% digital. Basta digitar “Revisão de IPTU” no sistema de busca do site da prefeitura de Rio do Sul.

Calendário do IPTU 2021 em Rio do Sul

1ª cota única – 11 de março – Com desconto de até 20% do IPT

2ª cota única – 12 de abril – Com desconto de até 10% do IPT

1ª parcela – 12 de abril

2ª parcela – 12 de maio

3ª parcela – 11 de junho

4ª parcela – 12 de julho

5ª parcela – 12 de agosto

6ª parcela – 13 de setembro