Cidade, Saúde
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

O presidente da Federação dos Hospitais de Santa Catarin ( Feohesc), Giovani Nascimento anunciou que o Hospital Regional Alto Vale (HRAV) conquistou a habilitação de leitos de UTI para covid junto ao Ministério da Saúde e a manutenção do espaço não será mais um problema. A habilitação foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (30).

Giovani explica que a medida anunciada nesta semana incluía habilitação de diversos leitos distribuídos por Santa Catarina e entre eles estão os de Rio do Sul. Agora o hospital vai receber R$ 1.600,00 por dia para cada um dos 10 leitos reservados a pacientes com covid. “Esse foi um trabalho que foi desenvolvido e é desenvolvido permanentemente pela Federação dos Hospitais de Santa Catarina, que representa 206 unidades hospitalares no estado e em parceria com a deputada Carmen Zanotto e a Secretaria de Estado da Saúde”, afirmou.

Ele conta que até pouco tempo havia uma dúvida de quem iria custear esses leitos de UTI, mas o assunto acabou sendo esclarecido. “Dúvida essa que há cerca de duas semanas foi resolvida já que a Secretaria assumiu a responsabilidade pelo pagamento enquanto não houvesse a habilitação. Mas a partir de agora os leitos estão habilitados pelo Ministério da Saúde e nós não temos mais que nos preocupar quanto a este tipo de situação”, comentou.

O presidente ressaltou ainda que a situação do coronavírus no Alto Vale é gravíssima e todos devem ajudar na prevenção. “Temos que tomar todos os cuidados possíveis no que diz respeito a higiene e distanciamento social, além de todas as outras regras que foram estabelecidas para que a gente pelo menos evite um colapso da rede estadual de serviço através dos hospitais”, finaliza.